26/04/2024

Ações de governo ganham destaque em posse do novo prefeito de Mirante da Serra

05 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

As principais obras realizadas pelo governo em setores essenciais de Mirante da Serra foram ressaltadas por várias lideranças partidárias na sessão solene de sexta-feira (4) da Câmara de Vereadores. A sessão, convocada pela mesa diretora, apreciou o pedido de renúncia do prefeito Vitorino Cherque (PMDB) e empossou no cargo, o vice-prefeito Jandir Lousada de Melo.

1 - migrante

As obras foram realizadas para atender vários setores dentre os quais os de pavimentação de rodovias estaduais, manutenção de estradas vicinais, melhoria dos serviços de saúde e educação, além de incentivos à agropecuária e aos pequenos piscicultores da região. De acordo com a Delegacia do Ministério da Pesca em Rondônia, o município possui uma das maiores concentrações de pequenos produtores de pescado do Estado.

O ex-prefeito e ex-presidente da Associação dos Municípios de Rondônia, Vitorino Cherque, lembrou o apoio dos aliados da bancada federal e do governo Confúcio Moura, em especial, a partir de 2011, quando a administração municipal pode começar a cumprir os compromissos com a população e realizar essas obras.

1 - gov reuniao miranteSegundo Cherque, há cerca de 3 anos quando assumiu a prefeitura encontrou a cidade com apenas 4,5 km de asfalto, além de dívidas e recursos de emendas orçamentárias devolvidas por causa de inadimplência. Mas depois de conseguir sanear as contas, enfrentando inclusive vários entraves no Ministério Público, e passar a trabalhar em parceria com o atual governo e os aliados da bancada federal de Rondônia, deixa agora a administração com mais 8 km de ruas asfaltadas, 6.000 metros de sarjetas e meio fio.

Ressaltou, ainda, a importância da conclusão do trecho da rodovia estadual 470 entre Nova União e Mirante da Serra que, segundo o governador em entrevista à rádio comunitária Mirante (FM 87.9), sempre foi um grande anseio da população e de grande  importância para o desenvolvimento da região.  “Está em melhores condições do que a BR-364. As chuvas abriram uns buraquinhos, mas serão recuperados logo”, disse.

Participaram ainda da sessão o senador Valdir Raupp, deputada federal Marinha Raupp, governador Confúcio Moura, deputados estadual Edson Martins, ex-prefeita de Cacoal, Suely Aragão, secretária regional de ouro Preto, Maria Araújo da Silva e de várias outras lideranças, como ex-prefeitos e vereadores.

O governador explicou que já autorizou a licitação das obras da ponte do rio Urupá, no valor de R$ 800 mil. A ponte é de vital importância para o escoamento da produção de leite e para garantir também maior segurança aos serviços de transporte escolar.

1 - reuniao miranteO asfaltamento da av. Castelo Branco, trecho urbano da RO-010, é na concepção de Confúcio Moura, outra obra necessária, mas que pelo seu valor – R$ 4 milhões – somente poderá ser realizada quando o dinheiro estiver na conta.

Para o senador Valdir Raupp, a renúncia a um cargo eletivo para cumprimento de uma nova missão pela população tem muito mais probabilidades de sucesso, além de garantir que a muitas obras realizadas no município foram em parceria com o governo do PMDB.

A deputada federal Marinha Raupp disse que todo trabalho do governo estadual é direcionado à promoção do desenvolvimento sustentável e para o bem estar da população.

Texto: Abdoral Cardoso
Fotos: Ésio Mendes