Governo de Rondônia
29/03/2024

RESSOCIALIZAÇÃO

Ações de reinserção na Casa de Detenção de Ariquemes fixam 60% dos ex-alunos no mercado de trabalho  

13 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

O projeto Construindo Liberdade recebeu recentemente o reconhecimento do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como umas das boas ações de reinserção e inclusão social.

DSC00087

Detentos de Ariquemes participam de curso ministrado por equipe do Senai

O acompanhamento feito pelo Senai com os egressos do programa no mercado de trabalho confirmou que 60% se firmaram nas profissões. Caso de D.J., com 24 anos, hoje formado em gestão ambiental, técnico em automação e eletricidade, e que presta serviços nas maiores empresas da região.

O Senai é um dos importantes parceiros do Governo do Estado, que atua no sistema prisional levando cursos técnicos de qualificação profissional dos reeducandos, no intuito a formação de mão de obra qualificada  com foco na empregabilidade em projetos especifico. Em Ariquemes, a atuação fica a critério do projeto Construindo Liberdade em parceria com Ministério Público e a prefeitura, que garante ao preso qualificado nos cursos do Senai e o acesso ao trabalho.

 O programa oferece cursos de eletricidade industrial, costura industrial, pedreiro e carpinteiro, com cargas horárias que variam entre 160h e 300h, dependendo da modalidade.

O curso de carpinteiro de telhado, em andamento, funciona com 20 alunos e carga horária de 160h. Os reeducandos estudam 4h por dia e no prazo de 60 dias estarão aptos a trabalhar na profissão.

O diretor da Casa de Detenção, Heber Carvalho dos Santos, explicou que as aulas são ministradas na escola construída na área da unidade prisional, com utilização de mão de obra dos reeducandos e recursos do Conselho da Comunidade na Execução Penal (CCEP). As aulas são realizadas por professores do Senai e somente são permitidas no período diurno, mediante a supervisão dos diretores e dos agentes penitenciários que acompanham as atividades dos reeducandos.

As atividades contam ainda com outros tipos de parcerias e convênios com empresas públicas e privadas, observados os requisitos previstos na Lei das Execuções Penais, que prevê que a cada dia trabalhado ou de estudo o reeducando tem direito à redução de um dia na pena. O detento que faz a opção pelo trabalho usa tornozeleira eletrônica e recebe 75% do salário mínimo por uma jornada de 7h de trabalho diária, de segunda a sexta-feira. Os 25% restantes são repassados ao Conselho da Comunidade na Execução Penal para sua manutenção.

A cada dia

A cada dia de trabalho ou estudo o reeducando tem redução de um dia da pena

O diretor explicou que até o momento o Construindo Liberdade só tem parceria com empresas públicas. “Estamos trabalhando para que nos próximos meses parcerias com empresas privadas sejam firmadas”, frisou Santos.

O coordenador técnico do Senai, Zaqueu Ferreira, disse que o projeto já funcionou com até quatro turmas. Em oito anos, foram registradas cerca de 500 inscrições com alto índice de profissionalização em ao menos três especialidades.

O Senai também leva conhecimentos específicos, como relacionamento interpessoal, segurança no trabalho, cidadania e empreendedorismo que é fundamental para o convívio na sociedade após o egresso. “Além da função laboral, é importante prepará-los para o convívio social”, ressaltou  diretor do Senai de Ariquemes, Roberto Tavares.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Elizeu Nunes /CDA
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Assistência Social, Capacitação, Convênios, Cursos, Educação, Governo, Inclusão Social, Indústria, Justiça, Legislação, Rondônia, Segurança, Serviço, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo