ASFALTO E ILUMINAÇÃO

Ações dos projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade” chegam ao município de São Francisco do Guaporé

28 de maio de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

São Francisco do Guaporé recebe as ações desenvolvidas pelo projeto “Tchau Poeira”

São Francisco do Guaporé foi contemplado com investimentos do Governo de Rondônia, por meio dos projetos “Tchau Poeira” e “Governo na Cidade”. Os termos de cooperação para oficializar a parceria com a prefeitura do município visando a aplicação de recursos próprios do Estado no município destinado a asfalto e iluminação foram assinados pelo governador Marcos Rocha na quinta-feira (27).

O governador destacou o grande feito realizado em Rondônia, onde o Estado saiu de um orçamento deficitário encontrado pela atual gestão em 2019 para o status de “triplo A” em solidez fiscal e 100% de transparência com reconhecimento nacional e internacional. O que possibilitou a ajuda para os municípios com investimentos em obras estruturantes para fomentar o desenvolvimento.

“São Francisco do Guaporé, parabéns! Em breve, as máquinas do Departamento Estadual de Estradas de Rodagem e Transportes (DER) estarão aqui, melhorando as ruas. Vamos ter também iluminação. Não é obrigação do Estado, mas estou ajudando os prefeitos, ajudando a nossa gente”, disse Marcos Rocha ao anunciar que investirá cerca de R$ 4 milhões na cidade. Por meio do “Tchau Poeira” serão asfaltados 5 quilômetros e outros 3,3 quilômetros, por meio do “Governo na Cidade”. As ruas receberão iluminação de led, através de R$ 1 milhão em investimento.

O “Tchau Poeira” é um projeto do governo estadual destinado a asfaltar, recuperar e sinalizar as vias públicas urbanas dos municípios. “Já estamos cuidando das estradas estaduais, e agora também vamos ajudar a melhorar as ruas da cidade. Isso é uma boa notícia, trará crescimento”, avalia o diretor-geral do DER, Elias Rezende.

Enquanto que, o “Governo na Cidade” é para restauração, revitalização, conservação, implantação e melhorias às infraestruturas, espaços e mobiliários públicos de uso comum, como as praças, sendo as obras de responsabilidade da Secretaria de Estado de Obras e Serviços Públicos (Seosp). “O Governo na Cidade traz mais dignidade e segurança para a população”, afirma o secretário, coronel Erasmo Meireles.

Moradora de São Francisco, a professora Jaiza Feitosa avaliou positivamente as ações do Governo. “É muito bom, porque a gente vê o desenvolvimento do nosso município. Ficamos muito tempo parados, mas graças a Deus parece que está andando, estou muito feliz com o andamento das ações”. O aposentado Lourinaldo Barbosa considerou os investimentos uma grande alegria para a população.”Vai ser bom para nós. Quanto mais investe, melhor fica a cidade”.

O prefeito de São Francisco do Guaporé, Alcino Machado, conhecido como Tinoco, agradeceu pelos investimentos na cidade.”São projetos de grande importância para o nosso município”, assegura. O governador reforçou o compromisso de ajudar os 52 municípios em trabalho conjunto com o Poder Legislativo e agradeceu a todos os deputados pela aprovação dos projetos, pois vão trazer benefício para a população.

Os deputados Luizinho Goebel, líder do Governo na Assembleia Legislativa de Rondônia (ALE), e Ismael Crispin, vice-líder, foram lembrados pelo governador pelo apoio aos projetos. “Esse é um dia muito especial, pois o governador na sua sabedoria, tem trabalhado com muita responsabilidade. Os investimento vêm de uma economia que foi feita, ou seja, não há um comprometimento financeiro, ele faz com o que tem”, disse Goebel.

O presidente da ALE, Alex Redano, também parabenizou o Governo pelas ações que têm realizado.” Ao cortar contratos que não eram necessários e aplicar o recurso de forma útil para esta sociedade, o governador está fazendo história, está mudando o Estado de Rondônia”, considera.

CRIANÇA FELIZ+

Para somar com os investimentos do Governo em São Francisco do Guaporé, a Secretária de Estado da Assistência e do Desenvolvimento Social (Seas), Luana Rocha, realizou o lançamento do Criança Feliz+, e ainda fez entrega de kits do “Mamãe Cheguei”. “São muitos os programas criados pela Seas por meio do qual o Governo de Rondônia presta assistência à população”, assegura.

Segundo a secretária, o “Criança Feliz+” criado em âmbito estadual também é um incentivo ao programa do Governo Federal. Juntos, esses programas ajudam os rondonienses quanto ao fortalecimento de vínculo familiar, atendendo famílias que têm crianças de 0 a três anos, em situações de vulnerabilidade social e econômica. Essas famílias recebem assistência e auxílio de R$ 100 para os cadastrados no programa. A população pode ser beneficiada, desde que os prefeitos façam a adesão ao programa.

Já o “Mamãe Cheguei” fornece kit enxoval a gestantes que fazem parte do Cadastro Único (CAD), o que incentiva e fortalece a realização de consultas do pré-natal, e contribui com a diminuição da mortalidade materna e neonatal.

Texto: Vanessa Moura
Fotos: Daiane Mendonça