Governo de Rondônia
24/04/2024

PREVENÇÃO

Ações educativas para redução dos índices de acidentes no trânsito são reforçadas no início das aulas

09 de março de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Agentes da CET realizam campanha no início das aulas

Agentes da CET realizam campanha no início das aulas

As ações educativas de trânsito, realizadas em diversas cidades de Rondônia, têm por objetivos a orientação e a conscientização de condutores de veículos automotores, motocicletas, bem como os pedestres. Para isto, o Detran/RO participa de eventos promovidos pela sociedade civil, prefeituras e órgãos públicos, com o intuito de expandir o esclarecimento às crianças, jovens e adultos sobre o Código Brasileiro de Trânsito (CBT) e legislações correlatas.

Acássio Figueira – diretor executivo de Habilitação, Medicina e Educação para o Trânsito (DHMET/Detran/RO) – participou recentemente de uma dessas ações e observou a importância de tais atividades. “O trabalho conjunto das instituições públicas e sociedade civil visa o fortalecimento da paz no trânsito e, consequentemente, a redução dos índices de acidentes, tendo ou não vítimas”, destacou.

Ele comentou a operação realizada no período de Carnaval, em que agentes de fiscalização da Lei Seca participaram de um ato conjunto com secretarias do Governo do Estado, cujo formato foi diferenciado das campanhas anteriores. “A abordagem começa um pouco mais cedo que o habitual, sendo as duas primeiras horas destinadas para o trabalho educativo dos condutores e transeuntes, com relação aos exageros durante as comemorações. Só após esta primeira ação é que iniciaram as medidas repressivas”, disse o diretor.

Segundo a coordenadora de Educação de Trânsito, Rosana Maria Matos, os ambientes de aprendizagem são em escolas públicas e privadas, vias públicas, associações entre outras. Ela esclarece a abordagem pedagógica adotada pelo órgão: “são realizadas atividades lúdicas e literário-pedagógicas em um trabalho transversal e interdisciplinar, utilizando o método livro-carta-mural”. Nas blitzen educativas, a coordenadora destaca o vínculo entre a ação e a campanha que se propõe, citando como exemplos as cartilhas elaboradas “Férias e viagens com segurança”, “Crianças no trânsito” e “Bebida e direção não combinam”.

SAÚDE

“Investir na educação para economizar vidas, dores, penas”, ressalta o governador Confúcio Moura, referindo-se aos investimentos realizados, R$ 2,148 milhões, na aquisição de veículos (vans, caminhonetes e motos) pelo Detran/RO, os quais serão destinados para atender à CET, Lei Seca e Cia de Trânsito da Polícia Militar, viabilizando aos agentes melhores condições de trabalho. “Isso tende a economizar dinheiro, vida, leitos hospitalares, salas de cirurgia, correrias, choros, prejuízos de todo jeito”, reforça o governador.

Os resultados das ações educativas refletem diretamente no atendimento à saúde, com a redução de pessoas vitimadas pelo trânsito e, por conseguinte, a queda no índice de entrada de pacientes na emergência e urgência do Pronto-Socorro João Paulo II. Dados relativos ao ano de 2014 revelam que houve queda de 52% no número de acidentes com vítimas ocorridos em finais de semana (de quinta a domingo), no município de Porto Velho.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Carlos de Lima
Fotos: Arquivo CET
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Educação, Legislação, Sociedade, Trânsito


Compartilhe


Pular para o conteúdo