Governo de Rondônia
29/03/2024

Ações firmes do Governo sustentam o funcionamento no porto

28 de fevereiro de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Uma verdadeira “operação de guerra” envolvendo direta e indiretamente mais de 2 mil trabalhadores, entre técnicos e operários cumprindo todas as medidas de segurança, no porto de Rondônia onde vem sendo descarregados 400 caminhões de soja/dia, totalizando o embarque de 2 mil toneladas/hora.

As cargas de grãos vindas do Conesul do Estado e norte de Mato grosso que tem como logística, a Sociedade de Portos e Hidrovias do Estado de Rondônia (SOPHI), estão seguindo normalmente depois de um período de interrupções de dois dias. Cada balsa que transporta 2 mil toneladas formam um comboio de 20 embarcações totalizando 40 mil toneladas que parte a cada 40 horas de trabalho do Porto na capital deste Estado com destino Itacoatiara, no Amazonas e dela para a Europa e o resto do mundo.

 

O Abastecimento está garantido

 

Para o Diretor de Fiscalização e Operação do Porto Edinaldo Gonçalves Cardoso (Caíco), o sistema de cargas e descargas está funcionando normalmente, sem o risco de faltar gás e combustíveis e gêneros de primeira necessidade.

 

À visão do Governador Confúcio Moura, que determinou ao secretário de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri) Evandro Padovani, que tomou as medidas imediatas reunindo autoridades portuárias encontrando uma saída para uma crise eminente que viria com prejuízos incontáveis para produtores rurais, o comércio e a sociedade de uma maneira geral.

 

O Abastecimento não será afetado por que pequenas embarcações com até 300 toneladas estão partindo para Manaus e atendendo os distritos afetados pelas cheias. Mais de 70% das cargas que chegam ou partem de Porto Velho, inclusive o transporte de passageiros não sofreram solução de continuidade, depois das ultimas medidas adotadas pelas autoridades portuárias com o apoio do Governo do Estado.

 

O secretário de Agricultura, Evandro Padovani, acompanhado pelo Diretor de Fiscalização e Operação Edinaldo Gonçalves Cardoso (Caíco) visitou as obras no Porto e viu no de perto o que vem sendo realizado para que de fato o sistema de transportes de grãos não sofra solução de continuidade.

 

O Estado investiu R$ 8 milhões na infraestrutura portuária, e neste período de crise provocado pela inclemência da natureza, o movimento aumentou cinco vezes. O Porto na capital de Rondônia é único na região Amazônica que não foi alagado.

 

Texto e fotos: José Luiz Alves

 

Assessoria Seagri

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: José Luiz Alves
Fotos: José Luiz Alves
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agropecuária


Compartilhe


Pular para o conteúdo