Governo de Rondônia
23/04/2024

PLANEJAMENTO

Ações na segurança pública de Rondônia são norteadas por meio de Plano Estratégico, com foco na defesa e cidadania à sociedade

18 de março de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Compõem a Segurança Pública de Rondônia: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC) e Polícia Técnico Científica (Politec)

 

Aprovado pelo governador Marcos Rocha, por meio do decreto n. 23.698, o Plano Estratégico de Segurança Pública do Estado de Rondônia entra em vigor com a continuidade dos trabalhos iniciados na antiga gestão, para conclusão e avanço nas melhorias e readequações no que diz respeito à Secretaria do Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) e subordinadas: Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Polícia Civil (PC) e Polícia Técnico Científica (Politec), com foco na redução dos índices de criminalidade.

Elaborado em Agosto de 2018, com a participação dos servidores de toda a secretaria e quatro forças policiais do Estado, o Planejamento Estratégico tem o objetivo de nortear as ações e políticas públicas que devem ser desenvolvidas para a Segurança Pública de excelência, visando a promoção da cultura de cooperação proporcionando a defesa e cidadania à sociedade. Com a definição da identidade organizacional e conhecimento das premissas e desafios, foram formuladas as diretrizes estratégicas para cada setor e respectivos desdobramentos em áreas de resultados, objetivos e indicadores de desempenho, fornecendo à sociedade resultados concretos, mensuráveis e efetivos.

Para executar todo o Plano de Segurança, a gestão da Sesdec e instituições subordinadas trabalha com foco nas prioridades. Como a revisão dos contratos de serviços, pois muitos foram cancelados, e o levantamento de todo o patrimônio existente. As obras que estão em fase de conclusão e previsão de entrega, como o Núcleo Criminal em Ariquemes, previsto para inauguração até Junho deste ano, que deve fornecer melhores condições de trabalho à Politec, a conclusão do prédio do Batalhão de Choque e Laboratório de DNA da Criminalística, e entrega do Batalhão de Aviação Operacional (Bavop) da PM em Ji-Paraná, para estrutura de heliponto no município.

 

“Obviamente a segurança pública tem demandas que fazem com que sejamos flexíveis e dinâmicos. As coisas vão acontecendo e temos que priorizar. Não podendo forçar os recursos disponíveis, mas nos esforçando para o reforço no policiamento”.

 

Secretário de segurança Hélio Cysneiros Pachá.

Um recurso federal de R$ 8 milhões será destinado Estado para equipar o Centro Integrado de Comando e Controle, um grande CIOP, com padrão de tecnologia avançado e moderno, com computador, mobílias, refrigeração, livros, internet, software, banco de dados, geradores, e monitoramento interligado ao Ministério da Justiça e Segurança Pública. A liberação do recurso deve acontecer após a contrapartida do Governo, que deve reformar o prédio para receber essa estrutura.

Investimentos na valorização profissional, conforme previsto no Plano de Segurança, estão sendo executados. Um curso de especialização está formando negociadores para a Polícia Militar e Polícia Civil, o Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope) está participando do curso para atiradores de precisão, e, ainda neste ano, a PM deve receber o sexto curso de operações especiais e o primeiro curso de Força Tática, para especializar os policiais que fornecem esse atendimento.

A Segurança Pública conta também com um novo software, ajustado pelo Ministério Público, para análise criminal. Moderno, completo e com capacidade de aprimoramento, o comando da PM pode direcionar o policiamento, onde por meio do software e possível analisar as ocorrências com georreferenciamento (dia, hora e local do fato), permitindo a mensuração das reais necessidades em cada momento e local. “Vamos conseguir coibir que o crime ocorra, trazer mais sensação de segurança, conseguindo melhorar a condição do cidadão”, afirmou o secretário de segurança, coronel PM José Hélio Cysneiros Pachá.

LEIA MAIS:

 Policiais militares da administração reforçam policiamento nos presídios e esquema de segurança pública não é prejudicado

 Empresários do segmento de veículos no município de Cacoal se reuniram com as polícias Militar e Civil para por em prática ações no combate a onda de estelionato

 Militares e civis participam do I Curso de Negociador Policial em Ocorrências de Altíssima Complexidade, em Rondônia

 Sedam repassa viaturas e embarcações para o batalhão de Polícia Ambiental

 Detran entrega para a Polícia Militar 14 veículos que serão utilizados na fiscalização de trânsito

 Combate à corrupção e ao crime organizado ganha força na nova diretoria da Polícia Civil

 Governo Federal recebe encaminhamentos referentes a segurança pública de Rondônia

 Autonomia financeira para as instituições de segurança e investimento em tecnologia são prioridades de governo


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Jeferson Mota, Daiane Mendonça e Daniel Garcia
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Servidores, Sociedade, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo