Governo de Rondônia
19/04/2024

POLÍTICAS SOBRE DROGAS

Acolher sensibiliza dependentes químicos ao tratamento voluntário em Porto Velho

18 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Ao som da orquestra Som de Esperança da agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais – Adra Brasil, parceira nos trabalhos de enfrentamento a dependência química, foi realizada na madrugada desta quarta-feira (18), mais uma edição do projeto Acolher pelas equipes multidisciplinares da Superintendência de Estado de Políticas Sobre Drogas (Sepoad), e voluntários com vivência na assistência a pessoas em situação de rua.

As equipes fazem busca ativa em vários locais e abordagem social, com a finalidade de sensibilizar a população de rua a aderir a rede de serviços sócioassistenciais e de saúde.

O Acolher tem por objetivo identificar, cadastrar, promover a construção de vínculos e ofertar os serviços do Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad) e da rede de atenção.

Tendas de apoio são montadas na praça Getúlio Vargas – Centro e em frente a rodoviária de Porto Velho, para oferta de serviços de necessidades básicas como alimentação, banho e troca de roupas, corte de cabelo e barba, testes de saúde rápidos e avaliação das condições de saúde e orientações sobre os serviços do Centro de Referência em Prevenção e Atenção a Dependência Química (Crepad) e demais equipamentos da rede.

ACOLHIMENTO NA MADRUGADA

A exemplo das ações anteriores, muitas pessoas tiveram o interesse de sair das ruas e solicitaram acolhimento, sendo recebidas voluntariamente, ainda na madrugada, na Associação Vivo Para a Glória de Deus, parceira do Projeto Acolher.

Foi o que aconteceu com o maranhense Ernaldo Silva, 34 anos, que se envolveu com as drogas, incentivado pelo próprio pai, dependente químico, morto durante uma rebelião no presídio.

Ernaldo que está nas ruas de Porto Velho desde quando perdeu o emprego de montador industrial nas usinas em 2010, afirma que o seu maior sonho é ficar livre das drogas e construir uma família.

Também nos dias seguintes da Ação, muitos moradores em situação de rua buscam apoio no Crepad, localizado à rua Rafael Vaz e Silva, 3041, Bairro Liberdade (antigo hospital Cosme e Damião).

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lúcia Reis
Fotos: Lúcia Reis
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Inclusão Social, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo