Governo de Rondônia
19/03/2024

COVID-19

Acompanhe o cenário estatístico do coronavírus pelo Portal do Observatório de Rondônia

02 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Público pode selecionar tipo e forma que deseja visualizar as informações sobre os casos confirmados e de óbitos, por exemplo.

Uma visão geral e em tempo real sobre a propagação do coronavírus no Brasil está disponível ao acesso da população, por meio do portal do Observatório Estadual de Desenvolvimento Regional (ODR), instalado na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão ( Sepog). O painel sobre a doença foi lançado nesta quarta-feira (01) e conta com os trabalhos de monitoramento e atualização, durante todo o dia, de técnicos de informática e da Gerência do Observatório Estadual (GOB).

O secretário da Sepog, Pedro Pimentel, explica que a iniciativa faz parte do conjunto de atribuições adquiridas pela Sepog ao ser instituído em Rondônia o Sistema Estadual de Informação do Poder Executivo.  “Além de disponibilizar os dados para que qualquer pessoa possa utilizar como base de argumento, fundamento de pesquisa, entre outros, o painel tem como um de seus objetivos monitorar a propagação do novo coronavírus, auxiliando o trabalho do Estado nas diversas áreas afetadas”, complementou o secretário.

Ao acessar o painel, o público poderá selecionar o tipo e a forma que deseja visualizar e obter as informações sobre os casos confirmados e de óbitos, por exemplo, tanto no âmbito federal quanto dos estados e municípios. “As informações estão georreferenciadas, permitindo maior detalhamento na visualização e compreensão dos dados que compõem a plataforma”, destacou o gerente da GOB, Jorge Ugalde.

A fonte utilizada na geração dos dados é a ‘Brasil.IO’’. A equipe responsável pelo manuseio dos dados na Sepog, composta pelos analistas Ariane Dias e Eder José;  e o técnico, Ranon Rodrigues, explicaram tratar-se de uma fonte que reúne todas as informações enviadas pelas secretarias de saúde. “É uma fonte que conta com representações em todos os estados e que fazem este controle de atualização, ou seja, são dados bastante dinâmicos.  Estamos atentos a cada atualização no decorrer do dia”. No portal, é possível visualizar a hora da última atualização.

OBSERVATÓRIO

O ODR foi lançado em Rondônia em 2016 e é uma multiplataforma georreferenciada destinada a receber, relacionar, organizar e distribuir dados geográficos e literais em ambiente único de modo a possibilitar a pesquisa, recuperação de informações e edição de dados. A base para este trabalho está nos requisitos e funcionalidades preestabelecidas na ferramenta corporativa de monitoramento e gestão do Observatório. Entre suas funções está oferecer suporte às decisões do Governo do Estado.

ACESSE:

Veja aqui o painel

Conheça o Observatório

Voluntários

Boletim Coronavirus

Leia Mais:

 Aeronaves do Corpo de Bombeiros e Base Aérea trazem nova remessa de 60 mil máscaras de proteção

 Barreiras sanitárias para enfrentamento do Covid-19 são realizadas em 17 municípios de Rondônia

 Entenda como são feitos os exames de Covid -19 no Lacen de Rondônia

 Agevisa elabora notificação recomendatória conjunta para reduzir disseminação de coronavírus em ambientes de trabalho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Arquivo Sepog
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo