Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA

Acordo garante treinamento de mais 400 candidatos a policiais e a 33 bombeiros militares de Rondônia

22 de maio de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Reunião foi realizada no Palácio Rio Madeira

Pelo menos mais 400 candidatos a policiais e 33 a bombeiros militares, aprovados no concurso público realizado em 2014 pelo governo do Estado de Rondônia, iniciarão até o dia 5 de junho curso de formação na Academia de Polícia para ingresso nos quadros das duas instituições, à medida em que forem se aposentando os atuais efetivos. Acordo nesse sentindo foi assinado na manhã desta terça-feira (22) pelos Poderes Executivo e Legislativo com a participação dos remanescentes, após reunião que discutiu a proposta mais viável, não apenas aos concursados, como também ao governo estadual e à Polícia Militar, que há um ano tenta reestruturar o quadro, conforme revelou o secretário executivo do governo, capitão Marcelo Victor Duarte Corrêa. O concurso realizado há quatro anos pelo então governador Confúcio Moura ofereceu 440 vagas, todos já treinados, estando hoje 300 em atuação.

O acordo assinado pelo governador Daniel Pereira, o presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho, representando os demais 23 deputados estaduais, o Poder Legislativo irá destinar recursos do seu orçamento para o treinamento dos novos militares, enquanto o governo assumiu o compromisso de convocá-los com a abertura das vagas dos policiais que entraram com o pedido de ingressar na reserva, e após este processo passarão a receber seus benefícios através do Instituto de Previdência (Iperon), possibilitando a progressão funcional de muitos policiais da ativa que aguardam há anos e, consequentemente, novas contratações. Há pelos menos 400 pedidos de policiais para a reserva.

Na solenidade, Daniel destacou a importância do ato como algo que marcará, não a trajetória dele como governador e dos deputados estaduais, mas a vida dos futuros policiais e bombeiros. Ele também observou a necessidade de que a contratação seja feita com responsabilidade para que não gere impacto financeiro negativo e no futuro outros gestores sejam obrigados a demitir servidores.

Aos candidatos a um dos cargos de maior exposição à violência, Daniel Pereira anunciou que o governo de Rondônia pretende tornar o trabalho policial menos arriscado, trabalhando com a base de tudo, que são as crianças, e para isso garantiu a adesão de 100% dos 52 municípios do estado ao Selo Unicef, que prevê ações voltadas à saúde, educação e assistência social.

O governador ainda citou que Rondônia é o terceiro estado brasileiro a realizar termo circunstanciado de ocorrência com o uso de tablet, que em breve os policiais utilizarão câmeras para que todas as ações sejam registradas. Ele lembrou que Rondônia também é um dos pioneiros aderir ao Sistema de Legitimação à Distancia (LEAD) Para garantir mais segurança e agilidade na resposta a casos em que a Polícia Civil precisa identificar digitais ou corpos de desconhecidos que dão entrada no Instituto Medico Legal de Rondônia.

Junta Comercial em 100% dos municípios

Ainda nesta terça-feira, ao participar das comemorações dos 38 anos da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Porto Velho, o governador Daniel Pereira anunciou que no próximo sábado (26), ainda durante a programação da 7ª Rondônia Rural Show, que será aberta nesta quarta-feira (23), oficializará a instalação da Junta Comercial (Jucer) nos 24 municípios rondonienses que ainda não contam com este serviço. Como forma de fomentar a economia estadual, Daniel também revelou a intenção de resgatar ainda neste ano a PortoAgro, Feira de Negócios e Tecnologias Rurais Sustentáveis de Porto Velho.

Leia mais:

 Daniel Pereira destaca avanços da segurança pública durante formatura de novos policiais militares de Rondônia

 Em três anos, 5,6 mil novos servidores foram contratados por meio de concurso público no Governo de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Veronilda Lima
Fotos: Andrey Matheus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Governo, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo