Adolescentes em conflito com a lei

Adolescentes em conflito com a lei participarão do projeto de combate a drogadição

06 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

dsc_0731Nesta terça-feira (6), a Coordenadoria de Atendimento ao Adolescente em Conflito com a Lei (CAA) da Secretaria de Justiça (Sejus), em diálogo com o juizado da infância e juventude apresenta o projeto “Se liga”, que será realizado em todas as unidades socioeducativas de Porto Velho. Será desenvolvido pela equipe multidisciplinar de facilitadores do Grupo de Acompanhamento aos Socioeducandos com Dependência Química – GASDEQ.

Segundo o coordenador geral da CAA, Reginaldo Ribeiro o projeto vem ao encontro da necessidade de uma maior sensibilização e motivação dos socioeducandos que tem como principal problema o uso de drogas. “É um grande avanço a criação da GASDEQ e por meio desta equipe o início de um trabalho diferenciado que irá ampliar o acesso dos adolescentes as orientações e informações pertinentes a saúde e aos problemas causados pelo uso de drogas”, comenta.

O gerente da CAA, Austrinho Alves disse que o projeto já tem um calendário estabelecido e as atividades serão iniciadas nesta quarta-feira (07), na Unidade Feminina de Porto Velho – Casa da adolescente. “A equipe multiprofissional que realizará as atividades é composta por psiquiatra, psicólogo, enfermeiro, técnico de enfermagem e assistente social que terão o desafio de atender aos adolescentes e promover atividades que despertem neles mudança de vida”, destaca.

Ao fazer a apresentação do projeto “Se liga”, a enfermeira Joselane Acássia destacou que a meta é realizar encontros semanais com os internos de todas as unidades socioeducativas, utilizando atividades planejadas com bastantes recursos didáticos e por meio de palestras, filmes, músicas, dança, poesia fazer a interface dos temas abordados com o uso de drogas.

Outro momento será o de acolhimento e promover discussões e debates que venham levar os adolescentes a refletirem sobre as suas falas e questionamentos sobre seus problemas com as drogas. “O grupo ‘Se liga’ terá o desafio de atrair a atenção dos socioeducandos para refletirem sobre seus problemas. Também teremos um dia para acolhimento e espaço de convivência para trabalhar os temas e darmos orientações. Vai ser um diferencial para o sistema socioeducativo de Rondônia”, finaliza.

Participaram da reunião a representante do juizado da infância e juventude, Fátima Aparecida; os diretores das unidades socioeducativas de Porto Velho e os membros do grupo “Se Liga”.

Texto: Texto Celene Gomes – Assessoria Sejus
Fotos: Celene Gomes