Governo de Rondônia
29/03/2024

Projeto Rondon-Roosevelt

Adolescentes selecionados para intercâmbio nos Estados Unidos são recebidos pelo governador

14 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos com o governador Confúcio Moura, o secretário Emerson Castro e o representante da Embaixada Americana

Alunos com o governador Confúcio Moura, o secretário Emerson Castro e o representante da Embaixada Americana

Os oito alunos da rede pública estadual selecionados pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt para um intercâmbio cultural nos Estados Unidos se reuniram pela primeira vez nesta segunda-feira (14) em Porto Velho. Antes de irem a Brasília para retirarem os passaportes, os jovens participaram de uma reunião com o governador Confúcio Moura, o secretário de Estado de Educação, Emerson Castro, e o diretor do Departamento de Cultura e Educação da Embaixada dos Estados Unidos, John A. Matel.

O governador leu trechos das redações dos estudantes e parabenizou os alunos pelo empenho nas pesquisas e pela conquista no projeto. “Desejo que vocês façam uma boa viagem e que absorvam o máximo de experiência que puderem. Da próxima vez que vierem aqui, quero todos bem ‘afiados’ no inglês”, brinca.

Adriana Gomes, de Rolim de Moura, contou que a cada dia que se aproxima da viagem fica mais ansiosa e que tudo é novidade. “É a primeira vez que eu venho a Porto Velho, que viajarei de avião, que vou à Brasília e que farei uma viagem internacional. Dá aquele choque de realidade quando a gente vai passando por estas etapas”, diz, sorridente.

Para André Tose a ficha caiu só quando chegou a Porto Velho. “Estou bem ansioso, mas tenho certeza que vai ficar pior quando chegar mais perto da viagem”, considera. O aluno de Nova Brasilândia conta que já começou a pesquisar sobre o clima nos locais onde visitarão em maio para saber quais tipos de roupas deve levar.

Veterano em viagens, Leonardo Brito, de Presidente Médici, recorda que viajou ao Rio de Janeiro para participar de uma das fases da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep). O adolescente de 14 anos diz que está curioso para conhecer o Museu Americano de História Natural, em Nova Iorque. “Fiquei mais empolgado depois de descobrir que tem um planetário lá”, ressalta, animado.

Secretário e coordenadores do projeto com os estudantes

Secretário e coordenadores do projeto com os estudantes

Formação de Rondônia

O secretário explicou que o tema da redação foi escolhido para homenagear os 100 anos da expedição científica Rondon-Roosevelt que aconteceu na região Norte e lembra que muitas pessoas não têm conhecimento sobre o assunto. “Esta expedição foi essencial para a formação do nosso Estado e queríamos que os nossos alunos tivessem conhecimento sobre o quão importante foi essa empreitada. Um povo sem história é um povo sem cultura”, afirma.

Emerson comentou que a parceria realizada entre a Embaixada Americana e o Governo de Rondônia foi essencial para a concretização do projeto. “O objetivo principal deste projeto é, além de ampliar os conhecimentos, oportunizar aos alunos da rede pública a ter este tipo de experiência e saber que eles não são inferiores aos estudantes da rede privada”, considera. 

Castro confirmou que mantém contato com a Embaixada do Canadá para estender novos projetos de intercâmbio para o país e que recebeu aprovação do governo canadense. “Estamos caminhando a passos largos para tornarmos Rondônia destaque na educação do país”, declara.

 

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Quintela
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo