Governo de Rondônia
25/04/2024

SEGURANÇA

Aeroporto de Cacoal receberá equipamentos de auxílio à navegação aérea e mudará de categoria

29 de junho de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Imagem ilustrativa – Aeroporto de Cacoal passará a operar com luzes de indicação de aproximação

O Aeroporto Capital do Café, em Cacoal, receberá investimentos que possibilitarão ao sítio aeroportuário mudar de categoria, passando de Regras de Voo por Visual (VRF),  sigla em inglês, para Regra de Voo por Instrumento (IFR). Desta forma, o Capital do Café será o terceiro aeroporto de Rondônia a alcançar esta categoria, depois Dos aeródromos de Porto Velho e Ji-Paraná.

A ordem de serviço autorizando a empresa da iniciar os trabalhos de instalação dos equipamentos será assinada neste sábado (30), no aeroporto  de Cacoal, às 8 horas. Os investimentos são de R$ 1,6 milhão, de emenda parlamentar do deputado federal Nilton Capixaba alocada no Ministério dos Transportes.

Para atingir a mudança de categoria, no aeroporto serão implantados: PAPI (Indicador de Percurso de Aproximação); Estação Metereológica (EMS); e Estação Prestadora de Serviço de Telecomunicações e de Trafego Aéreo (EPTA).

O coordenador de infraestrutura aeroportuária do DER, engenheiro Humberto Fayal, explica que os equipamentos facilitarão os procedimentos de pouso e decolagem em condições climáticas adversas de visibilidade, a exemplo da neblina, da chuva, e da fumaça, esta última recorrente na região durante o inverno amazônico.

Fayal destaca que os equipamentos de auxílio à navegação aérea facilitarão os procedimentos de pouso, reduzindo consideravelmente o cancelamento de voos. “Além visual, os pilotos terão o auxílio da tecnologia’, atentou o engenheiro ao alertar que aeronaves de grande porte, como os Boeings, Airbus e Embraer 195, operam apenas em aeroportos com os sistemas de Regra de Voo por Instrumento (IFR).

Após a instalação dos equipamentos, conforme Fayal, o DER solicitará inspeção da Aeronáutica, através do Grupo Especial de Inspeção de Voo (GEIV), responsável pela homologação.

Inauguração

Ainda em Cacoal, será inaugurado, às 11 horas, aa Associação Beneficente de Idosos de Cacoal (Abic). O centro de convivência do idoso foi construído com investimento próprio do governo de Rondônia, no valor de R$ 561 mil. Obra foi realizada pela Coordenadoria de Infraestrutura (Cinfra), do DER.

 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nilson Nascimento
Fotos: Reprodução
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Infraestrutura, Obras, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo