SOLIDARIEDADE

Agência de Defesa Sanitária entrega doações aos desabrigados da cheia do Madeira

07 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Em continuidade à campanha de coleta de donativos para as famílias atingidas pela cheia do rio Madeira, a Agência Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron) entregou na última semana alimentos, roupas, sapatos e materiais de higiene para o depósito de triagem da Defesa Civil Municipal, localizada na rua Quintino Bocaiúva, no Centro da capital.

Entrega da segunda remessa de roupas e alimentos

Os alimentos foram arrecadados por servidores e produtores que são parceiros da Agência Idaron, tanto da capital como do interior do estado. “Seguindo as diretrizes do Governo da Cooperação, os diversos escritórios estão envolvidos na campanha para ajudar os desabrigados. Essa é a segunda carga doada pelos produtores que estão envolvidos nessa campanha e agradecemos pelo apoio de cada um”, explica o presidente da Idaron, Marcelo Henrique Borges.

A encarregada da Secretaria Municipal de Assistência Social, Fernanda Rocha, solicita para que os doadores entreguem principalmente água e materiais de higiene e  limpeza, já que as famílias irão para o Parque de Exposições e precisam manter a limpeza do local.

O presidente da Agência Idaron, Marcelo Henrique, disse que a campanha de arrecadação continua e que as doações podem ser entregues no escritório da Agência Idaron mais próxima. “Queremos pedir para os nossos colaboradores não entregarem mais roupas e sapatos. Agora vamos arrecadar somente alimentos não perecíveis, material de higiene pessoal e limpeza”.

Foram entregue mais de 200 sacolas de roupas

Cheia

O nível do rio está em 19,54, sendo que o maior pico registrado ocorreu dia 30 de março, 19,74, de acordo com a Agência Nacional de Águas (ANA). Cerca de 25 mil pessoas foram atingidas pela cheia, de acordo com a Defesa Civil do Estado.

No Baixo Madeira, muitos distritos de Porto Velho foram inundados e milhares de pessoas abandonaram suas casas. O distrito São Carlos foi 100% atingido e várias famílias passaram a viver em flutuantes.

Texto: Elaine Barbosa - Assessoria Idaron
Fotos: Elaine Barbosa