Governo de Rondônia
28/03/2024

SEGURANÇA PÚBLICA

Agentes de segurança pública fazem curso de mediação policial em Porto Velho

17 de outubro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Oficiais e sargentos da Polícia Militar, delegados e escrivães da Polícia Civil e policiais rodoviários Federal, estão participando do primeiro Curso de Mediação Policial, que começou ontem (16) e termina sexta-feira (20) em Porto velho. Organizado pela Secretaria de Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec) em parceria com o município de Vila-Real, Espanha, acontece pela manhã e a tarde, na Uniron do Shopping, em Porto Velho.

O curso faz parte do programa Rondônia Mais Segura e tem como objetivos proporcionar aos participantes os conhecimentos teóricos e práticos, técnicas e ferramentas que lhes permitam adquirir habilidades específicas para desenvolver o papel de mediação da polícia nas áreas que são necessárias, como a comunidade, a família e a escola.

Abertura do curso de mediação apra policiais aconteceu na tarde desta segunda-feira

Com uma carga horária de 42 horas-aula, o curso proporciona aos discentes o aprimoramento nas seguintes disciplinas: conceitos iniciais de mediação policial, legislação aplicada, polícia de proximidade, conflitos de massa, ferramentas e estratégias de mediação, operacionalização de mediação e motivação e resiliência.

O curso de Mediação Policial conta com a participação dos especialistas espanhóis em mediação policial do município de Vila-Real, secretário Municipal de Segurança Cidadã, Antonio Javier Serralvo Guraque; Intendente General Jefe, José Ramón Nieto Rueda; os inspetores de La Polícia Local, Rosa Ana Gallardo Campos e José Ramón Martinez Martinez; e o oficial de La Polícia, Salvador Guerreiro Robles.

O secretário de Segurança, Defesa e Cidadania, coronel Lioberto Caetano, fez a abertura da aula inaugural, falando que a ideia de mediação é uma inovação para Rondônia que visa aproximar a polícia do cidadão, fazer o policial se relacionar melhor com a população. “A grande meta é capacitar para que no ambiente das polícias elas possam resolver conflitos antes de chegar às delegacias e os tribunais”.

Segundo ele, o governo quer permitir a polícia mais próxima da população e o fomento da cultura de paz. “Estamos promovendo o maior curso de mediação policial feito no Brasil com um número expressivo de alunos e de instrutores espanhóis. Um curso notável que vai fazer toda a diferença com a possibilidade de se repensar um novo modelo de segurança pública”.

A expectativa do delegado-geral da Polícia Civil, Elizeu Muller, é aproximar o policial da sociedade. Ele citou que Rondônia deu um grande avanço com a criação dos Núcleos Especiais Criminais de Resolução Consensual de Conflitos Relativos a Infrações de Menor Potencial Ofensivo (Necrim), que irá possibilitar que a Polícia Civil se aproxime ainda mais do cidadão, além de diminuir a criminalidade.

“Essa é uma nova perspectiva do emprego do policial militar, ou seja, um emprego humanizado, com visão mais comunitária, com foco na resolução dos conflitos antes de se tornarem um problema de ocorrência policial grave”, definiu o chefe do Centro de Comunicação Social da Polícia Militar, capitão Renato Suffi.

Leia mais.

Policiais de Rondônia participam de curso de mediação de conflitos em Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marilza Rocha
Fotos: Bruno Corsino
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Cursos, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo