Governo de Rondônia
16/04/2024

ESPORTE

Agente penitenciário de Rondônia participa do campeonato internacional de jiu-jítsu em Manaus

27 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Black exibi medalhas conquistadas no Manaus Internacional Open de Jui-Jitsu 2017.

A Secretaria de Justiça (Sejus) autorizou a viagem do servidor José Ronaldo Lopes dos Santos, conhecido como Black para participar do Manaus Internacional Open Jui-Jitsu 2017. A competição aconteceu nos dias 23 a 25 de setembro. Para Black, como gosta de ser chamado, é uma honra representar o Estado de Rondônia. “Eu amo ser lutador de jui-jitsu, faz 20 anos que vivo intensamente esta arte marcial”, declarou.

O agente penitenciário tem 50 anos de idade. Afirma que vive uma história de superação. Filho mais velho da dona Antônia Martins Lopes, hoje com 72 anos, ele conta que assumiu aos 18 anos a responsabilidade de chefe de família depois do falecimento do pai. Começou a trabalhar como segurança em boates noturnas. A pressão em pagar as contas e as novas “amizades” levou ao mundo das drogas. “Estou limpo desde 21 de dezembro de 1998, quando decidi parar de usar drogas e trazer de volta o sorriso de minha mãe”, falou emocionado.

Black trouxe três medalhas para Rondônia. Duas de bronze e uma de prata. Atualmente é professor de jui-jitsu numa academia localizada no bairro Nossa Senhora da Graças em Porto Velho. Disse que a vida de atleta capacitou a ter disciplina. Depois que venceu o vício conquistou duas graduações: educação física e direito. “Há 14 anos sou faixa preta em jui-jitsu. Assumi o cargo de agente penitenciário em 2010, sinto-me preparado para desenvolver minha função com destreza porque o jui-jitsu proporciona o autocontrole por tirar o estresse do dia-a-dia”, finalizou o agente.

No próximo domingo dia 1º de outubro acontecerá às 9h, no Ginásio Claudio Coutinho, o 2º Estadual de Jui-Jitsu NOG 2017. A disputa será entre os pesadíssimos, categoria master  quatro acima de 100 quilos. Os ganhadores receberão medalhas. A organização é da Federação de Jui-Jitsu de Rondônia. “Agora que participei pela primeira vez do Manaus Internacional Open Jui-Jitsu 2017, volto mais confiante para os combates dentro do meu Estado”, declarou Black.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Léia Castro
Fotos: Arquivo Sejus
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Esporte, Evento, Governo, Justiça, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores


Compartilhe


Pular para o conteúdo