Governo de Rondônia
19/03/2024

BOAS IDEIAS

Agente penitenciário tem ideia para facilitar participação da população nas decisões do governo de Rondônia

11 de dezembro de 2018 | Governo do Estado de Rondônia

Josiney Cardoso é formado em Psicologia e trabalha no Presídio Vale do Guaporé como agente penitenciário.

A participação efetiva da população nas tomada das decisões dos gestores públicos é um modelo ideal de exercício de poder, regido por uma democracia participativa. O desafio é transformar essa teoria em prática.

O agente penitenciário Josiney Cardoso Soares teve uma ideia finalista nesta 5° edição do Prêmio Boas Ideias/2018, na categoria servidor público, que ele nomeou de “Consolida – Consulta a Sociedade e Lideranças Comunitárias“.

A ideia de Josiney aponta que a democracia participativa na prática é necessária e possível; e que, além de valorizar opinião da população, que é diretamente responsável pela constituição dos governos políticos através do voto, estabelece uma relação de troca com o público alvo das ações e serviços públicos.

O servidor explica que a ideia “Consolida – Consulta a Sociedade e Lideranças Comunitárias” consiste basicamente na criação de plataforma virtual para estabelecer uma comunicação direta como a população, onde possa opinar, sugerir, se manifestar sobre qualquer projeto do governo e serviços públicos.

“A plataforma virtual permitiria maior acessibilidade aos projetos do governo, com abertura para que a população opine, contribuindo para que sejam aprimorados, considerando que a população é a maior interessada. Ocorrendo, por parte de uma equipe designada, um trabalho dinâmico na classificação da opinião popular para avaliação qualitativa e quantitativa”, destacou o servidor.

Ele ainda observa que “além de exercer uma democracia participativa, o setor público poderá avançar na obtenção de melhores resultados, a exemplo das empresas privadas que, antes de apresentar o produto, ouvem o público alvo para então atender as reais necessidades. Mas, para que a ideia funcione, o acesso da plataforma deve ser o mais facilitado possível, e atrelado a outras ferramentas, como aplicativo que possa ser baixado no celular para dinamizar a interação”.

Mais sobre Josiney

Josiney Cardoso Soares  é graduado em Psicologia pela Faculdade Fimca, técnico em  Reabilitação de Dependentes Químicos pela  Instituto Federal de Rondônia (Ifro), ingressou na carreira penitenciária estadual em 2016, tendo trabalhado no Presídio Milton Soares de Carvalho (o 470) e, atualmente, está lotado no Centro de Ressocialização Vale do Guaporé, em Porto Velho.

Ano passado, Josiney também foi finalista na 4° edição do Prêmio Boas Ideias/2017.  Ele recebeu a medalha de 4º colocado com a ideia de criar uma ferramenta de inteligência visando eliminar riscos de intercepções por parte de criminosos em tentativa de resgate, nas situações em que o Grupo de Ações Penitenciárias Especiais (Gape) é acionado para fazer a escolta de presos.

Sobre o Prêmio

A proposta do Prêmio Boas ideias, realizado desde 2013 e organizado pela Superintendência Estado Para Resultados (EPR), é oferecer oportunidade para que os servidores e a população possam contribuir com projetos inovadores para melhorar o atendimento no serviço público.

Em 2018 o concurso chegou à sua 5ª edição, com duas categorias, sendo elas: Servidor Público e População, abordando as seguintes áreas temáticas: sustentabilidade das políticas públicas implementas e uso da tecnologia da informação e comunicação na educação.

A premiação

Serão premiados os autores das três ideias mais bem votadas pelo público. A cerimônia de premiação será realizada no dia 17 de dezembro, às 9h horas, no Salão Nobre Rosilda Shoknnes, do Palácio Rio Madeira – 11° andar do Prédio Pacaás Novos.

Como votar

É necessário confirmar o voto na conta de e-mail cadastrada

Josiney  concorre entre os dez finalistas ao Prêmio Boas ideias/2018, na categoria Servidor Público. A votação pública foi iniciada em 11 de novembro e encerra na próxima quinta-feira, dia 13 de dezembro. Para votar, siga esses passos:

1 – Entre no site www.boasideias.ro.gov.br
2 – Clique no banner que tem escrito: “Vote na Melhor Ideia” – que leva direto à área de votação;
3 – Na área de votação selecione a categoria: Servidor Público;
4 – Vai aparecer as 10 ideias finalistas; a de Josiney é a segunda, à esquerda: “Consolida – Consulta a Sociedade e Lideranças Comunitárias“;
5 –  Clique na opção “Votar” que leva a uma área para você fazer um rápido cadastro, informando seu CPF, nome, e-mail. Em seguida, clique em enviar;

Obs.: Imediatamente, assim que você enviar o cadastro, uma mensagem chegará ao e-mail que você informou, com um botão para confirmar. É só clicar no botão, e pronto! Voto confirmado!

Leia mais:

 Últimos dias para escolher “Boas Ideias” que vão melhorar o serviço público de Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Lucas Tatuí
Fotos: Lucas Tatuí
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo