Governo de Rondônia
26/04/2024

ECONOMIA

Agero cria orientação com o objetivo de evitar desperdício de água potável em Rondônia

22 de abril de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Verificar vazamentos em torneiras, chuveiros e vasos sanitários

A Agência de Regulação de Serviços Públicos Delegados do Estado de Rondônia (Agero), que criou a Orientação nº 01/2020/AGERO-PRES, orienta a população evitar o desperdício de água potável. Em virtude do isolamento domiciliar, previsto em decreto estadual de calamidade pública, o consumo de água aumentou com a população passando mais tempo em casa.

A ouvidora da Agero, Cecília Brito Silva, disse que a Agência recebeu informações das concessionárias de abastecimento de água sobre esse aumento no consumo de água. “Nosso objetivo é que o consumo de água seja feito de forma consciente, a fim de evitar desperdícios. Em verdade, essas são medidas que já devem ser adotadas pela população e precisam ser reforçadas nessa situação, afinal, embora nossa localidade seja bem servida de água, nossos recursos hídricos precisam ser preservados para garantir que sejam utilizados pelas gerações presentes e futuras”, esclareceu a ouvidora.

A Agero é um órgão que fiscaliza e se preocupa com a manutenção, por isso a Agência está conscientizando a população sobre o consumo de água. “Através dessa orientação, os cidadãos devem usar a água com mais discernimento, para que não haja desperdício, e isso pode vir a comprometer o abastecimento de água. Visto que as empresas de forma geral, não somente a Caerd (Companhia de Águas e Esgotos do Estado de Rondônia), estão trabalhando em home office, com o quadro de pessoas reduzidos e toda precaução é fundamental nesse momento de pandemia e calamidade que estamos vivendo”, explica o diretor presidente da Agero, Clébio Billiany de Mattos.

Com iniciativas simples, sem comprometer o conforto e o atendimento às necessidades do dia a dia, a economia de água pode ser feita com pequenas mudanças nos hábitos domésticos. As orientações da Agero estão disponíveis via Sei e nos canais de comunicação da Agero.

USO RACIONAL DE ÁGUA:

  • Diminuir o tempo de banho e fechar o registro do chuveiro sempre que possível;
  • Manter as torneiras fechadas quando não estiver utilizando;
  • Verificar se há vazamentos nas torneiras, chuveiros e vasos sanitários;
  • Efetuar a limpeza das calçadas e áreas externas com vassouras e, sendo necessário lavá-las, não utilizar mangueiras, devendo ser utilizados baldes;
  • Lavar o carro somente quando extremamente necessário e, preferencialmente com balde;

Clique aqui e confira mais dicas

 

Leia Mais:

Agero adverte: empresas concessionárias não podem interromper o fornecimento de água durante 60 dias

Agero regulamenta serviços de transporte de passageiros e suspende multas das empresas

Agero dá plantão, segue fiscalizando o transporte intermunicipal de passageiros e recomenda envio de documentos por e-mail


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Elaine Barbosa
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Água, Empresas


Compartilhe


Pular para o conteúdo