Governo de Rondônia
26/04/2024

IMUNIZAÇÃO

Agevisa alerta para vacinação contra tétano em Rondônia; maioria dos casos ocorre em homens com mais de 40 anos

27 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A vacina é a melhor prevenção contra a doença

Focado em diminuir a letalidade por tétano, o Governo de Rondônia trabalha com a promoção das informações a respeito da doença e apelo à imunização por esquema vacinal. A presença do cidadão na unidade de saúde, imediatamente após o ferimento, pode combater o desenvolvimento da doença que acomete, em maioria, pessoas do sexo masculino e pode resultar em óbito.

Segundo a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), o tétano é uma doença infecciosa não contagiosa, causada pela ação de exotoxinas produzidas pela bactéria Clostridium tetani, encontrada na natureza, podendo atingir qualquer pessoa, de qualquer sexo e idade, e em qualquer lugar do mundo. A imunidade permanente acontece por meio de vacinação. Como uma doença rara, apresenta alta letalidade, onde de cada 100 pessoas que adoecem, 30% morrem.

Com duas formas de apresentação, o tétano neonatal, em recém-nascido, não acontece desde 1984, quando foi registrado o último caso. Desde então, ocorre apenas o tétano acidental, em pessoas com mais de 28 anos, onde a maioria dos casos se dá em pessoas com mais de 50 anos (estudos atuais relatam a redução da imunidade e diminuição do reflexo, pela idade, como indicadores de maior risco de infecção, além da falta de imunização).

“Com o tempo, o título de anticorpos vai caindo, se a pessoa não mantiver o esquema vacinal. É tendência das pessoas vacinar uma vez, pensado que nunca mais precisam. Todos tem a célula de memória e a qualquer momento que tomar uma dose de reforço, estimula o sistema e acontece uma produção rápida e alta de anticorpos, que dura 10 anos. Mas, a pessoa com o tempo, relaxa. Se identifica muita dificuldade em manter o esquema vacinal completo em adultos”, explicou Arlete Baldez, gerente técnica de Vigilância Epidemiológica.

Como uma das principais metas da Agevisa é diminuir a letalidade por tétano, a coordenadoria da doença, trabalha com o acompanhamento de cada caso, capacitações aos profissionais de saúde e análise de indicadores.

Pela série histórica levantada e acompanhada pela Coordenação de Tétano, nos últimos três anos os casos notificados aumentaram, sendo que em 2016, de quatro casos notificados, dois foram confirmados e estes resultaram óbito. Em 2017, sete casos, todos confirmados e quatro óbitos. Em 2018, nove casos notificados, sendo que sete foram confirmados e destes, quatro óbitos, onde a particularidade foi de todos os casos em sexo masculino, sendo um acima de 40 anos e os demais com mais de 60 anos. Já, os últimos registros de 2019, confirmaram cinco casos e nenhum óbito.

 

“A incidência das notificações nos dá um espelho da doença, vemos que a incidência é baixa, porque temos boa cobertura vacinal no Estado. A mulher gestante, ou não, toma vacina contra o tétano. O homem já é mais difícil, por isso temos um grupo de risco que gostaríamos de reforçar a vacinação, como o mecânico e catador de lixo”, acrescentou a coordenadora Edite Lucena.

 

Com os números levantados, trabalha-se a capacitação aos profissionais de saúde para o diagnóstico. De suma importância para identificar clinicamente o tétano, auxiliando com celeridade o processo para tratamento e cura do paciente, bem como registro de indicadores.

A doença não é transmitida de pessoa para pessoa. Como uma infecção aguda, resulta a partir de um ferimento na pele, como arranhão, furo por prego, corte com faca ou ferro enferrujado, problemas dentários, acidentes de trânsito, mordida de animais, entre outros. Após o ferimento, o paciente tem seis horas para tomar o soro e a imunoglobulina.

 

“Temos que ser rápidos, porque a toxicina já fixada, não tem jeito, temos que usar antibiótico pra matar a bactéria e o soro para neutralizar aquela toxicina que ainda está circulando. Por isso a rapidez que temos que ter. Não temos muito tempo para trabalhar com suspeita, é imediato (o tratamento)”, explicou Arlete Baldez.

 

A incidência da doença é baixa, segundo os registros, mas quem adoece tem grande risco de ir à óbito, porque a bactéria ataca o sistema nervoso central. Por isso, o principal meio de prevenção é a vacina. Ainda assim, existem os cuidados básicos em casos de ferimentos, como lavar com água e sabão a ferida e proteger adequadamente, porque o bacilo vive em diversos ambientes e possui muita resistência.

Acidentes de trânsito também podem ocasionar infecção por tétano.

A Agevisa trabalha com a comunicação e acompanhamento de cada caso junto às regionais de saúde, que são o suporte para os municípios de abrangência. O Estado conta com profissionais capacitados, medicamentos e estrutura para atendimento e tratamento, porém o apelo fica ao paciente, que deve procurar a unidade assim que sofrer um ferimento, para identificação da doença, prevenção com profilaxia e/ou encaminhamento ao Cemetron (Centro de Medicina Tropical).

Quanto mais cedo o cidadão procurar a unidade de saúde, mais chance de não manifestar os sintomas da doença, que demonstram o agravante, por atingir o sistema nervoso central, onde há dificuldade para deglutição com mandíbula travada, impossibilitando a alimentação, espasmos musculares, hiperreflexia e boa orientação (não perde a noção de tempo e espaço).

Um dos casos confirmados foi de um rapaz que sofreu acidente com motocicleta. O ferimento teve contato com a terra e resultou na infecção por tétano, onde uma das causas pode ter sido por falta de imunização.

O esquema básico de vacinação compreende três doses de vacina e um reforço para menores de sete anos e reforço a cada dez anos ou a cada gestação. A vacina está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Estado de Rondônia.

SAIBA MAIS:

 Com ampla imunização em todo o Estado, Agevisa reforça prevenção de doenças com atualização das vacinas de rotina

 Emergências em saúde pública são controladas por Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Rondônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Gaia Bentes
Fotos: Frank Nery e arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo