Governo de Rondônia
23/04/2024

CAPACITAÇÃO

Agevisa capacita profissionais de saúde de Pimenteiras, Cerejeiras e Corumbiara em Emergência em Saúde Pública

29 de julho de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Do dia 22 ao dia 26 de julho, cerca de 132 profissionais de saúde, entre médicos, enfermeiros, técnicos, nutricionistas, agentes comunitários, dentistas e psicólogos, receberam a capacitação em Emergência em Saúde Pública, realizada pelo Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (Cievs), que monitora o cenário epidemiológico em Rondônia.

O trabalho é feito através da Agencia Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa). As capacitações são realizadas durante todo o ano. Em média, a agência capacita cerca de 200 profissionais por mês. Até o momento, mais de 1.800 já receberam o treinamento. Segundo a técnica do Cievs, Josefa Lourdes Ramos, o objetivo da rede é detectar em tempo rápido, os possíveis agravos, casos ou surtos de doenças que acontecem no estado.

“As notícias, suspeitas ou notificações de doenças em Rondônia chegam até as equipes do Cievs, e o nosso trabalho é verificar a veracidade da informação, e atuar com a prevenção. Dependendo da gravidade, enviamos equipes de apoio aos municípios”, destacou a técnica.

Os profissionais do Cievs verificam cada noticia ou suspeita de doenças no estado

O Cievs conta com uma rede de proteção espalhada pelo País que atua em plantões de 6,12 e 24 horas, seguindo a Portaria NO 204 de fevereiro de 2016, do Ministério da Saúde, que define a Lista Nacional de Notificação Compulsória de doenças, agravos e eventos da saúde pública.

“Quanto mais rápida a notificação, melhor a prevenção. E é esse o foco das capacitações. Preparar todos os profissionais da rede pública e estadual para identificar, bloquear e agir perante qualquer agravo à saúde pública”, afirmou a técnica.

 

Durante o mês de agosto, mais duas capacitações serão realizadas. Do dia 11 ao dia 17 de agosto, as equipes do Cievs vão estar presentes nos municípios de Machadinho, Cujubim, Ariquemes, Alto Paraíso e Rio Crespo. Já do dia 18 ao dia 24, vão estar nos municípios de Espigão D’oste, Vilhena, Colorado, Cabixi e Chupinguaia.

O Cievs estadual conta ainda com o canal “Notifica” com o telefone 0800 642 5398 e o email: notifica.cievs.ro.gov.br, com sentinela 24 horas a disposição dos municípios.

Leia mais:

Rondônia reforça controle contra a malária com instalação de pontos de testes rápidos em área de risco da doença

Profissionais de saúde de Rondônia são selecionados para pós-graduação de Qualidade em Saúde e Segurança do Paciente


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Anayr Celina
Fotos: Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Capacitação, Evento, Governo, Rondônia, Saúde, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo