Governo de Rondônia
28/03/2024

CARNAVAL CANCELADO

Agevisa promove campanha digital de prevenção às doenças sexualmente transmissíveis, em Rondônia

04 de fevereiro de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

Mesmo com o cancelamento do Carnaval, a Agevisa decide manter campanha de prevenção contra DST/AIDS e Hepatites virais em fevereiro

O Governo de Rondônia, por meio da Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), que coordena o Núcleo de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, inicia ainda neste mês de fevereiro uma campanha on-line sobre a prevenção e conscientização de doenças sexualmente transmissíveis por meio das redes sociais, a fim de abranger o maior número de pessoas que ficam em casa.

Apesar do cancelamento do Carnaval no Estado, devido à pandemia do coronavírus, a Agevisa orienta quanto à vulnerabilidade do sexo desprotegido. A coordenadora estadual de Infecção Sexualmente Transmissíveis (IST), da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e Hepatites Virais, Gilmarina Silva Araújo, alerta que muitos não obedecem aos decretos e ao distanciamento social, por isso falar sobre o assunto não deve ser ignorado neste momento. “Nós sabemos que a aglomeração existe, as pessoas continuam mantendo relação sexual e, muitas vezes, sem responsabilidade”.

A campanha intensifica a importância sobre a conscientização do uso da camisinha e realização dos testes rápidos nas unidades de Saúde dos municípios, além de tratamentos precoces das doenças transmitidas por meio do sexo não seguro. O assunto será abordado nas redes sociais via fanpage por meio de “cards” informativos a fim de abranger uma grande parcela da população.

Gilmarina explica que o melhor método de barreira e contraceptivo ainda é o preservativo, tanto feminino quanto o masculino. “Diante dessa pandemia não vamos trabalhar a questão de “pit stop”, distribuição de materiais educativos em mãos, mas vamos trabalhar com os municípios dentro da realidade e logística de cada local, os orientando também a usarem as mídias sociais, pois as pessoas em casa estão mais passiveis de receber as informações por esse meio, contemplando um público maior”, afirma.

Nova camisinha feminina está disponível nas unidades de Saúde

A distribuição de preservativos masculinos, femininos e lubrificantes foi realizada pelo Governo do Estado, por meio da Agevisa, aos municípios. “Qualquer um pode pegar nas unidades de Saúde quantos preservativos e quaisquer tipo que quiser, é livre a demanda”, disse a coordenadora.

HIV/AIDS

Em 2020, segundo dados da Agevisa, 163 novos casos de HIV/Aids foram registrados em Rondônia, desses 118 em homens, o que corresponde a 76% e 45 casos em mulheres, com um percentual de 24%. A taxa se comparada com anos anteriores sofreu uma queda no número de infectados. Em 2018, por exemplo, 260 pessoas foram positivadas e em 2019, 238 descobriram que estavam com HIV.

Segundo a coordenadora a redução pode estar ligada ou não ao distanciamento social devido à pandemia do coronavírus, que iniciou no ano passado. Cerca de 51.678 pessoas foram testadas no Estado no período de janeiro a novembro de 2020 para o HIV.

SÍFILIS

De acordo com a Agevisa, Rondônia vive uma epidemia com relação a casos de Sífilis, onde a mais preocupante é a Sífilis congênita, transmitida pelas gestantes aos bebês. Dados do Sistema de Informações de Agravos de Notificação (Sisan) de 2016 até 2020, foram registradas 1.886 notificações, sendo observado os municípios com o maior número de casos, como: Porto Velho (766), Vilhena (158), Ariquemes (148), Cacoal (95), e Ji-Paraná (84). “O número de testes rápidos aumentou durante este período, isto pode explicar um número tão expressivo. Com a realização de um pré-natal precoce é possível um tratamento oportuno, sem causar sequelas para o bebê, caso contrário pode ser muito preocupante”, alerta a Gilmarina.

Em Rondônia, no período de janeiro a novembro de 2020, cerca de 56.226 pessoas fizeram os testes rápidos gratuitos nas unidades de saúde.

A Sífilis é conhecida normalmente por ser assintomática e apresenta fases distintas com sintomas específicos (Sífilis primária, secundária e terciária), intercalada por períodos latentes. Por isso, a doença é conhecida por ser um mal silencioso, que é indolor e não tem cheiro, onde requer cuidados.

DÚVIDAS

A Coordenadoria Estadual de IST/AIDS e Hepatites Virais disponibiliza um canal para esclarecer dúvidas da população sobre o assunto, que pode ser pelo telefone (69) 3216 5254, pelo Portal da Agevishttp: //www.rondonia.ro.gov.br/agevisa/ ou ainda pelo endereço eletrônico: dstaidsrondonia@yahoo.com.br


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Marina Espíndola
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo