Governo de Rondônia
Segunda, 30 de março de 2020

COVID-19

Agevisa reforça ações de combate ao coronavírus no aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho

24 de março de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

A ação é realizada no momento de desembarque de todos os voos no aeroporto Jorge Teixeira

Com o objetivo de intensificar o enfrentamento ao coronavírus (Covid-19), o Governo de Rondônia reforçou medidas preventivas no aeroporto internacional Governador Jorge Teixeira de Oliveira, em Porto Velho. A ação consta de abordagem, realizada principalmente por equipes da Agência Estadual de Vigilância em Saúde de Rondônia (Agevisa), que orientam os passageiros sobre os cuidados necessários para evitar o risco de propagação do vírus.

“Com o decreto do governador Marcos Rocha, intensificamos o trabalho, principalmente no aeroporto, para o enfrentamento do coronavírus no Estado em decorrência do fluxo de pessoas que chegam de todos os lugares. Com essa preocupação, fizemos uma barreira sanitária, orientamos e coletamos os dados dos passageiros”, explica Ana Flora Gerhardt, diretora geral da Agevisa.

A ação foi autorizada pela Infraero para ser realizada na área de desembarque dos passageiros e contempla todos os voos que chegam ao aeroporto Jorge Teixeira, ou seja, conta com a atuação dos técnicos dia e noite. Na abordagem, os profissionais envolvidos na ação reforçam os cuidados que os passageiros devem adotar, como o isolamento social e higienização, e são coletadas informações como idade, sexo, origem e para onde pretende ir, pois há passageiros que desembarcam em Porto Velho, mas seguem viagem para o interior do Estado e outras localidades.

Equipes atuam na recepção dos passageiros

Além disso, os técnicos orientam sobre a necessidade de se resguardarem em suas residências no período mínimo 15 dias. Se nesse período perceber algum sintoma viral, a orientação é que permaneça em isolamento domiciliar. Se apresentar agravamento dos sintomas, como febre, cansaço, falta de ar, precisa informar o Disk Coronavírus de seu Município, para receber as orientações de como proceder.

“É preciso todo um cuidado, não só com esse passageiro, mas com todos ao redor dele”, reforça Ana Flora.

Além de equipes da Vigilância Sanitária da Agevisa, a ação conta com reforço de profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PM), Corpo de Bombeiros Militar (CBM), Infraero e Anvisa. “A cada dia chegam mais parceiros para nos ajudar”, diz a diretora.

ANVISA

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) liberou sinal sonoro, em português e inglês, com informações e os principais cuidados que o passageiro deve tomar para evitar o risco de propagação do coronavírus. Um reforço na mensagem repassada pelos profissionais que atuam na abordagem individual.

“Para finalizar, precisamos reforçar que a população é nossa principal parceira, e deve estar atenta a todas as informações e cuidados relacionados ao coronavírus, por isso, sempre encerramos as orientações com a mensagem: fique em casa, nesse período, não realize nenhuma atividade que o afaste dos cuidados para o coronavírus”, pontua Ana Flora Gerhardt.

Leia mais:

Com os riscos do coronavírus, Agevisa reforça a necessidade da população ficar em casa

Rondônia inicia campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira (23)

 Confirmado o primeiro caso de coronavírus em Rondônia


Fonte
Texto: Mineia Capistrano
Fotos: Arquivo Agevisa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Saúde


Compartilhe