Governo de Rondônia
19/04/2024

CONHECIMENTO

Agricultor de Teixeirópolis quer dobrar produção de leite após participar do Dia de Campo em Ji-Paraná

19 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A família do produtor Luís Benedito da Silva vive exclusivamente da pecuária leiteira em Teixeirópolis, e pretende dobrar a produção. “Vi de perto que temos condições de duplicar a quantidade de leite. Para isso basta investir um pouco e dar uma nova dinâmica no trato com os animais”, disse, ao conhecer a funcionalidade da pastagem rotacionada no Dia de Campo realizado sábado (17), no Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, em Ji-Paraná.

O 1º Dia do Campo foi realizado no Centro Tecnológico do Agronegócio Vandeci Rack, em Ji-Paraná

“Observei que no sistema rotacionado a vaca mantém a quantidade do leite durante o ano todo. Mas se melhorar a alimentação e o animal tiver uma linhagem genética boa, os resultados serão surpreendentes”, pontua Luiz Benedito, disposto a mudar o conceito dele de produtor de leite na propriedade de 25 alqueires, toda formada em pastagem. A média de ordenha dele é de 110 litros diários.

A produtividade leiteira de Teixeirópolis é de 38 mil litros por dia e tem potencial para chegar a 100 mil litros, segundo técnicos da Empresa Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO), organizadora do Dia de Campo em parceria com o Centro Universitário Luterano de Ji-Paraná (Ceulji/Ulbra).

“Trabalhamos junto ao produtor o tripé: alimentação, genética e sanidade. Só assim ele eleva a produtividade leiteira na região”, disse o técnico Clodoaldo de Jesus, chefe do escritório da Emater-RO em Teixeirópolis, onde a média de produção das vacas é de cinco litros/dia. Os técnicos da Emater atuam no setor produtivo nutrindo a vontade de que essa quantidade salte para 12 litros.

A pastagem rotacionada consiste em manter um determinado número de animais dentro de uma área demarcada por piquete. O objetivo desse sistema é aumentar a eficiência da pastagem, já que é feito um calendário onde sempre haverá parte do pasto sendo usada e parte em descanso para que a planta se recupere.

Leia Mais:

Sitiante aumenta produção de leite a partir do melhoramento genético

Cadeia produtiva do leite e do peixe devem ser impulsionadas em Jaru e Ouro Preto após avaliação positiva da RRS

Inovações tecnológicas da bacia leiteira atraem nova geração de produtores rurais à 6ª Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo