Governo de Rondônia
18/04/2024

CONHECIMENTOS

Agricultor familiar é orientado a conduzir melhor a propriedade rural durante a 2ª Tarde de Conhecimentos

26 de agosto de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Palestras de Victor Paiva e de Lucimar Lubiana lotaram as dependências do auditório Leila Barreiros, em Ji-Paraná

A proposta da 2ª Tarde de Conhecimentos atingiu o objetivo: levar o conhecimento e a motivação aos agricultores sobre a gestão da propriedade rural. O evento aconteceu no sábado (24) no auditório Leila Barreiros, em Ji-Paraná, com a participação de 302 produtores rurais da região Central.

Com apenas duas palestras específicas, o encontro serviu como alerta ao produtor rural sobre as diretrizes gerenciais que devem ser aplicadas no dia a dia na propriedade. Temas como “Gestão de Propriedade Rural”, explanado por Victor Paiva, e, “Plantando, colhendo e motivando-se para a vida”, por Lucimar Lubiana, provocaram nos participantes a reflexão.
“Na primeira palestra aprendi mais sobre a aplicação dos investimentos na propriedade. E na segunda, me despertou que é possível criar ambiente de negócios no sítio”, disse Maria Helena Pereira, moradora no sítio na linha 24, em Teixeirópolis.
Pesquisa avaliativa da Embrapa encerrada em 2017 apontou que o conhecimento é o que mais impacta na gestão de uma propriedade. “Estamos numa era onde todos se conectam. E assim, conectados, vamos levando conhecimentos e assistência técnica aos produtores”, disse o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Luciano Brandão.

Jefferson Souza vai se formar em Agronomia, mas é no sítio que pretende aplicar os conhecimentos

“O sítio é uma empresa. Todos nós queremos ganhar, seja o produtor, seja o comerciante. Por isso precisamos administrar bem a empresa”, disse o acadêmico de agronomia Jefferson de Souza, um dos colaboradores em casa na produção e comercialização de legumes e verduras no sítio localizado na Linha Universo, em Ji-Paraná.

Atraída pelo conteúdo das palestras e acompanhada dos filhos pequenos, a produtora Ariane Cardoso foi uma das primeiras a chegar ao local do evento. “Foi um privilégio participar. Trouxe as crianças porque elas também precisam crescer com a mente aberta para as oportunidades que a vida oferece”, disse a produtora de peixe, porcos e café, no sítio localizado na linha 94, em Ji-Paraná.

Na abertura oficial, o secretário estadual de Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, pediu aos participantes o absorvimento dos conteúdos das palestras e a aplicação desses conhecimentos na prática.

“Utilizem o conhecimento que é de alto gabarito no dia a dia de vocês. A assistência técnica é importante, mas sigam também investindo em conhecimentos”, declarou o secretário. O prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto afirmou o compromisso da prefeitura em somar junto ao governo estadual no setor produtivo. “Somos parceiros e devemos contribuir para o sucesso do agricultor”.

Agricultora Ariane Cardoso acompanhada dos filhos na 2ª Tarde de Conhecimentos

O idealizador do evento, o servidor Jeremias de Oliveira, que é o representante da Seagri na região Central de Rondônia, anuncia a realização da 3ª Tarde de Conhecimento, em Vilhena, em data a ser definida ainda este ano. “O primeiro evento ocorreu em Ouro Preto do Oeste, em maio. O sucesso em adesão dos agricultores é que nos impulsiona a proporcionar outra edição do evento esse ano”, adiantou Jeremais.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades estaduais e municipais, além do expressivo numero de agricultores familiares. Representou a Assembleia Legislativa o deputado Jhony Paixão e a vereadora Cláudia de Jesus representou a Câmara Municipal de Ji-Paraná.

O secretário regional de governo Everton Esteves, no ato representando o governador Coronel Marcos Rocha, deu as boas vindas aos participantes. Participaram também o gerente regional da Emater Antônio de Assis e o secretário municipal de agricultura, Reinaldo Pereira.

 

Leia mais:

Em Colorado, governo atende produtores e fortalece ações da pecuária leiteira

Empreendedorismo rural atrai 300 agricultores familiares para “2ª Tarde de Conhecimentos” em Ji-Paraná


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Paulo Sérgio
Fotos: Paulo Sérgio e Frank Nery
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Distritos, Ecologia, Economia, Empresas, Evento, Governo, Piscicultura, Rondônia, Tecnologia


Compartilhe


Pular para o conteúdo