Governo de Rondônia
20/04/2024

AGRICULTURA FAMILIAR

Agricultores comemoram produção na segunda Festa da Mandioca, em Porto Velho

11 de junho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Festa da Mandioca-em 11.06.15 421

Porto Velho é o maior produtor de mandioca do estado

Rondônia é o 12° maior produtor de mandioca do país e Porto Velho é o município que tem a maior produção no estado. Em 2014 foi criada a Festa da Mandioca no reassentamento Riacho Azul, na capital, para divulgar o produto e seus derivados. Nesta quinta-feira (11) aconteceu a segunda edição da festa que reuniu produtores do assentamento.

Os produtores do reassentamento Riacho Azul e de mais quatro reassentamentos foram retirados de suas propriedades pela Santo Antônio Energia, concessionária da usina hidrelétrica em construção no rio Madeira, e reassentados nestas localidades pelo empreendimento, que contratou a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater) para dar assistência técnica aos produtores. Foi por meio deste trabalho que teve início em 2011 que a região se tornou a maior produtora de mandioca do estado.

O gerente técnico da Emater, Janderson Rodrigo, disse que o trabalho começou em 2011 com realização de oficinas, planejamentos, dias de campo, que contou com a parceria de várias instituições, até chegar ao ponto de conhecer a realidade do produtor, que passou a exigir novas tecnologias para se trabalhar no campo. “Antes o plantio da mandioca era feito de forma manual e envolvia a mão de obra da família toda, com a chegada da tecnologia através do plantio mecanizado, isso mudou”, afirma o técnico.

O produtor Francisco Evangelista disse que com o apoio da Emater tudo ficou mais fácil, pois com as orientações é feito a adubagem e a correção solo com o calcário, o resultado é o aumento da produção. “Na minha propriedade eu produzo em média de 120 sacas de farinha por hectare, antes da aplicação correta das técnicas a produção era muito aquém” disse o produtor.

Com o plantio mecanizado, o trabalho levava três dias para ser feito e com a mão de obra de várias pessoas é concluído em duas horas. A região dos reassentamentos tem cinco mil hectares de mandioca plantada. No geral a produção é de 90 sacas de farinha por hectare. Com o implemento da tecnologia a produção aumentou, o custo caiu e a renda do produtor melhorou.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Maicon Lemos
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo