Governo de Rondônia
20/04/2024

APOIO

Agricultores de Rondônia são beneficiados com a entrega de calcário

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Seagri entrega calcário para produtores de Rondônia

O Governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Agricultura (Seagri), com uma ação forte, voltada para atender a agricultura familiar com aquisição e entrega de calcário dolomítico para aumentar a produção e, automaticamente, a renda da família, desenvolveu duas ações simultâneas para o calcário chegar até as propriedades rurais, os programas Pró-Leite e Mais Calcário.

PRÓ-LEITE

Este anos já foram entregues 3.516 toneladas de calcário para 134 famílias de agricultores. De acordo o secretário de Agricultura de Rondônia, Evandro Padovani, o produto já foi distribuído para vários municípios do Estado. “Pelo programa, o agricultor faz a aquisição do produto e a Seagri realiza o transporte gratuito aos municípios”, explica.

A previsão, segundo a Seagri, e que até o próximo ano cerca 300 produtores recebam o calcário.

As cidades beneficiadas pelo Pró-Leite, até o momento, são: Urupá, distrito de São Domingos – Costa Marque, Corumbiara, distrito de Rondominas – Ouro Preto do Oeste, Cacoal, Jaru, Pimenteiras, Cujubim, Vilhena, Mirante da Serra, Vale do Anari, São Francisco, Seringueiras, Alto Alegre dos Parecis, Alto Paraíso, Alvorada do Oeste e Machadinho do Oeste.

MAIS CALCÁRIO

Agricultor recebe calcário que vai fortalecer a plantação.

O calcário melhora a produção dos agricultores, no crescimento e fortalecimento, onde o cálcio e magnésio estão presente e são indispensáveis na nutrição do plantio.

A Seagri comprou 65 mil toneladas do produto, 24 mil toneladas já foram entregues, contemplando 9.600 agricultores, ainda tem disponível 41 mil toneladas para beneficiar 16.400 produtores rurais.

Pelo Mais Calcário, a Seagri compra o insumo e conta com o apoio das prefeituras para o transporte até a base final.

“Estamos trabalhando para que a nossa agricultura continue nascendo saudável e que os produtores tenham mais lucratividade com suas lavouras. Vamos investir cada vez mais. Com os dois programas que temos, Mais Calcário e o Pró Leite, ajudamos no desenvolvimento, crescimento e fortalecimento da plantação”, acrescentou Evandro Padovani.

Os municípios beneficiados pelo Mais Calcário são: Theobroma, Vilhena, Pimenta Bueno, Chupinguaia e Colorado do Oeste.

O responsável pelas entregas do calcário em Rondônia, José Carlos Cidade, disse que a previsão e que, nos próximos dias, mais 5 mil toneladas sejam entregues.

Leia mais:

 Programas Mais Calcário e Pró-Leite fortalecem o setor produtivo em Rondônia

 Governo de Rondônia entrega títulos, calcário e garante recursos para sinalização de trânsito em Cerejeiras


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Arquivo Seagri
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Governo, Rondônia, Serviço


Compartilhe


Pular para o conteúdo