Governo de Rondônia
25/04/2024

AGRONEGÓCIO

Agricultores são convidados a trilhar caminhos do café, do leite e da carne na 5ª Rondônia Rural Show

17 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Com grandes atrações, a 5ª Rondônia Rural Show, que acontece de 25 a 28 deste mês, em Ji-Paraná, trará atividades inovadoras e dinâmicas do agronegócio. Entre elas estão o Caminho do Café e o Caminho do leite, iniciativas que serão apresentadas pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO).

Tecnologia aliada ao manejo adequado garante a qualidade do grão

Tecnologia aliada ao manejo adequado garante a qualidade do grão

“O objetivo é levar conhecimento técnico validado pelas experiências dos agricultores rondonienses”, disse o gerente técnico da Emater, Janderson Dalazem, responsável pela organização do espaço.

Apresentar a trajetória do produto, desde a sua origem no campo até a mesa do consumidor é uma ideia atrativa, não só para os produtores rurais, mas também para o público em geral, que conhecerá um pouco da história da agricultura em Rondônia.

Em um curto espaço de tempo os técnicos falarão sobre o tema proposto, apresentarão vídeos curtos (de até cinco minutos) e casos reais sobre a atividade no estado. Serão dois espaços distintos, mas com a mesma didática, divididos em quatro grandes momentos cada.

CAMINHO DO LEITE

Ao trilhar o caminho do leite, o visitante conhecerá um pouco da história da pecuária leiteira em Rondônia. Em um segundo momento, ele será apresentado às atuais tecnologias utilizadas para manejo de pastagem, melhoramento genético e padrão racial.

Cases de sucesso, obtidos com as práticas tecnológicas orientadas, também serão mostrados, como por exemplo, a introdução do gado Girolando, variedade obtida com o cruzamento das raças Gir e Holandesa, que se adaptou bem às condições do estado. O incentivo para a criação e manejo dessa raça em Rondônia veio com as políticas públicas governamentais que, além da orientação técnica levada pelos extensionistas da Emater, ofereceu condições para que os produtores rurais pudessem adquirir sêmens de qualidade certificada.

Caminho do Leite é um dos atrativos da Rondônia Rural Show

Caminho do Leite é um dos atrativos da Rondônia Rural Show

O terceiro momento mostrará aos visitantes a necessidade de um manejo adequado de pastagem para garantir a nutrição animal. Para isso, serão realizadas demonstrações de sistema de manejos das pastagens, das plantas mais adaptadas para a região e casos de produtores mostrando a eficiência com sistemas tradicionais, como manejo rotacionado, piquetes, entre outros.

Ao final da visita, o produtor rural terá oportunidade de conversar com os técnicos, saboreando produtos lácteos que estarão disponíveis para degustação.

Cada espaço será trabalhado de forma que o produtor possa se encontrar em cada momento. Seja no início de sua atividade, quando se reconhece na história ou nas práticas do dia a dia. Para isso, foram criados ambientes que possam remetê-los à sua propriedade, como por exemplo, na primeira sala apresentada o produtor sentar-se-á em banquinhos idênticos aos utilizados para ordenha manual.

CAMINHO DO CAFÉ

O Caminho do café seguirá a mesma sequência dedicada ao caminho do leite. Serão quatro momentos que apresentarão o resgate histórico da cafeicultura no estado, as tecnologias que estão dando certo no estado, desde a adubação do solo, poda, até a inserção da variedade clonal, além de casos de lavouras que aumentaram sua produtividade e lucratividade com o manejo adequado.

O terceiro momento será dedicado à qualidade e sustentabilidade da lavoura cafeeira, mostrando aos produtores rurais a importância de se buscar a qualidade do café, principalmente durante a colheita e pós-colheita dos grãos, e a adequação às exigências mundiais que levam em consideração todos os aspectos econômicos, sociais e ambientais, considerando desde a saúde até o manejo agroeconômico da cultura, fatores esses exigidos na obtenção da certificação do café.

O Caminho do café também contará com ambiente personalizado e de um momento de descontração e diálogo com técnicos acompanhado de degustação de cafés de qualidades diferentes produzidos em Rondônia. “A proposta em si é fazer com que o produtor rural possa enxergar e compreender a tecnologia que outros já estão adotando, e vejam os resultados que estamos obtendo com métodos mais eficientes, comprovando que realmente é possível melhorar a eficiência e a produtividade das culturas produzidas no estado”.

Além dos Caminhos do Café e do Leite, a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri) apresentará o Caminho da Carne, mostrando os avanços tecnológicos conquistados na pecuária de Rondônia.

Confira todas as notícias da Rondônia Rural Show


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Wania Ressutti
Fotos: Arquivo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Evento


Compartilhe


Pular para o conteúdo