Governo de Rondônia
Terça, 25 de fevereiro de 2020

FOMENTO

Exposição de produtos da agricultura familiar ganha calendário fixo no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

15 de janeiro de 2020 | Governo do Estado de Rondônia

Para dar maior visibilidade e movimentar a economia da agricultura familiar, o governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), montou o calendário 2020 de Exposição da Agroindústria e Artesanato no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho. Veja o tabela ao lado.

A primeira exposição na sede do Poder Executivo aconteceu em novembro do ano passado, durante a entrega de maquinários e equipamentos do governo do Estado aos municípios rondonienses.

Duas edições já aconteceram com a participação de cerca de 30 produtores de vários municípios do Estado. Além de produtos como, iogurte, queijo, produtos de panificação e apicultura, a exposição oferece também uma variedade de artesanatos que valorizam a cultura de Rondônia.

De acordo com o secretário da Seagri, Evandro Padovani, a ideia da exposição é mostrar o potencial do Estado neste setor. “Essa é uma oportunidade para os produtores mostrar e comercializar seus produtos e ter acesso ao novos mercados. Quando vimos a movimentação positiva na primeira edição, levamos ao conhecimento do governador coronel Marcos Rocha que, imediatamente, apoiou a iniciativa para a continuidade da feira que, agora, passa a ser realizada mensalmente”.

Um calendário com datas definidas durante todo o ano foi criado, o que ajuda na programação da agroindústrias e do servidor público que visita a exposição e aproveita os preços praticados direto por quem produz. “Essa é uma forma de mostrar para a sociedade a diversidade e a qualidade dos produtos vindos das agroindústrias de Rondônia”,  afirma Padovani.

AGROINDÚSTRIA FAMILIAR

Rondônia conta com mais 500 agroindústrias familiares que utilizam matéria-prima da produção agrícola da região. A exposição é uma forma de estimular a geração de emprego e renda bem como o aquecimento da economia local.

CRITÉRIOS

A exposição é uma vitrine, com critérios para a participação, são eles:

-Possuir o Selo Prove, um registro que identifica que a produção é oriunda da agricultura familiar

– Preço justo

– Qualidade dos produtos

– Histórico na participação de eventos e qualidade de atendimento

“Tudo para garantirmos e continuarmos o sucesso na exposição. A procura por alimentos direto do campo faz com que os consumidores procurem cada vez mais as feiras, em buscas de produtos saudáveis. Com a exposição da Agroindústria Familiar e Artesanato de Rondônia, mensalmente, o consumidor terá a garantia de levar para a mesa produtos de qualidade”, disse Victor Paiva, coordenador da Agricultura Familiar.

Leia mais:

 2ª edição da Feira da Agroindústria Familiar acontece no Palácio Rio Madeira


Fonte
Texto: Antonia Lima
Fotos: Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe