Governo de Rondônia
Sábado, 31 de julho de 2021

EXPOVALE

Agroindústria de Ariquemes cria linha de produtos light à base do palmito do babaçu

08 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Para atender a um público interessado por uma alimentação de qualidade, com baixa caloria, uma agroindústria rural de Ariquemes criou uma linha de produtos light à base de palmito do babaçu. A lâmina para lasanha e o macarrão do palmito do babaçu foram apresentados na 1ª edição da Exposição de Piscicultura da Região do Vale do Jamari (Expovale), que aconteceu de quinta-feira (4) até esse domingo (7), em Ariquemes.

Governador Confúcio conheceu como são feitos a lâmina de lasanha e o palmito de babaçu

Governador Confúcio conheceu como são feitos a lâmina de lasanha e o palmito de babaçu

A proprietária da agroindústria Verdes Campos, Tânia Freitas, contou que há três anos iniciou  as atividades fabricando conservas do palmito de babaçu. Tudo corria bem, bom retorno financeiro, porém, ela queria criar algo diferente, e observou o crescimento do mercado fitness e a procura das pessoas por alimentos leves, nutritivos e saudáveis.

Depois de algumas pesquisas, ela encontrou uma reportagem sobre a lâmina de palmito, e foi aí que a ideia apareceu, e desde setembro de 2016 a agroindústria produz a lâmina para lasanha e o macarrão do palmito babaçu.

Em apenas oito meses, a Verdes Campos, além de Ariquemes e região,  já comercializa seus produtos para Porto Velho, Ji-Paraná, Cacoal e Vilhena. A produção mensal é de uma tonelada de palmitos em conserva e três de lâmina para lasanha e macarrão de palmito do babaçu, gerando 11 empregos diretos e uma renda bruta média de aproximadamente R$ 480 mil ao ano.

“A Expovale foi uma excelente oportunidade de divulgar  as  nossas conservas e a nossa linha de produtos light. Tinha muita gente que não conhecia nossos produtos”, destacou Tânia.

O governador Confúcio Moura, idealizador e criador das agroindústria, visitou todos os expositores durante a Expovale. No da empresa de Tânia ele ressaltou o sucesso e o potencial das agroindústrias, e disse ficar satisfeito quando vê o sucesso das famílias  empreendedoras. “Eu fico feliz e orgulhoso de ver este projeto dando  bons frutos. As agroindústrias são geradoras de renda para o homem do campo e para a cidade. É um projeto que me enche de orgulho”.

Para a funcionária da Verdes Campos, Claudenice de Oliveira, além da divulgação, o evento também proporcionou oportunidades de futuros contratos com empresários e produtores rurais durante a rodada de negócios. “Excelente divulgação da agroindústria e dos produtos a custo zero, oportunidade  de negócios e ainda por cima vendemos 95% dos produtos expostos”, comemorou os resultados a empresária com o governador Confúcio.

A Expovale é uma ação do governo do estado, sob a coordenação da Superintendência de Desenvolvimento Econômico de Rondônia (Suder) e a Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), em parceria com a Associação Comercial e Industrial (Acia) de Ariquemes, e o apoio de outras instituições.

O secretário Evandro Padovani visitou a exposição no domingo pela manhã, passando por todos os estandes. “As agroindústrias não deixam nada a desejar tanto na qualidade quanto nos sabores. Os produtos têm qualidade e são gostosos. O governo estadual incentivará sempre esses produtores”, disse Padovani.

 Leia mais:

Governador destaca potencialidade da piscicultura em Rondônia na abertura da 1ª Expovale

Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari mostra excelência do setor, amplia mercado e alerta contra parasitoses

Ex-ministro da Pesca fala sobre estratégia de valorização das espécies e incentiva aumento da produção na Amazônia

Agroindútria lança doce de leite com biomassa na Expovale em Ariquemes 


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Economia, Empresas, Evento, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe