CACAULÂNDIA

Agroindústria de biscoitos recebe certificação de qualidade

26 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

foto 1Ao representar o governador Confúcio Moura nas ações comemorativas ao 22° aniversário de Cacaulândia, a secretária adjunta de Estado de Agricultura, Pecuária, Desenvolvimento e Regularização Fundiária (Seagri), Mary Terezinha Braganhol, prestigiou durante o domingo (25), no parque de exposições da Associação dos Produtores Rurais (APRUC) a programação que contou com a entrega de certificação à agroindústria Biscoitos Pranata, que tem sua sede instalada nas dependências do parque. O evento contou ainda com a entrega simbólica de 120 Cadastros Ambientais Rurais (CAR), que está entre as ações desenvolvidas pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam).

A certificação feita à agroindústria de Biscoitos Pranata diz respeito ao Programa Estadual de Verticalização da Produção (Prove), que tem por objetivo incentivar a agregação de valores aos produtos, atestando a qualidade, para que ampliem suas condições de mercado.   Com aproximadamente dois anos de instalação, a  Biscoitos Pranata, conta com cinco funcionários que realizam um processo totalmente manual de produção, produzindo em média 2 mil caixas de biscoitos ao mês.

A proprietária Grethen Fabrícia Argolo da Costa conta que a certificação da agroindústria possibilita a expansão dos negócios. “Nossa meta é atingir os grandes supermercados da região. Todos já conhecem, já experimentaram o produto, mas o selo proporciona uma maior segurança exigida por esses mercados”.

A empresa já fornece produtos para os programas Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e de Aquisição de Alimentos (PAA), além da comercialização em pequenos mercados da região.

DSC_0015Técnico da Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater), Matheus Follador, explicou algumas diretrizes do Prove, que tem sido um instrumento de incentivo e implantação de agroindústrias de base familiar. O técnico falou ainda sobre a importância do Selo de Inspeção Municipal (SIM), necessário à comercialização de produtos de origem animal; no caso estadual o SIE e no federal o SIF.  “O selo permite o funcionamento da pequena empresa e garante que a agroindústria segue as normas higiênicas e sanitárias exigidas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa)”.

Mary Braganhol mencionou que o Prove, coordenado pela Seagri, com o apoio da Emater, e da Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (Idaron), tem entre seus objetivos, o de incentivar os pequenos produtores a produzir, industrializar e comercializar seus produtos sem a intermediação de terceiros no processo. “A ação coordenada de governo através dos órgãos que participam do programa tem estimulado a implantação de agroindústrias de pequeno e médio porte, colaborando para a agregação de valores às matérias-primas existentes, a ampliação da renda, a permanência e a garantia de um futuro mais promissor às famílias do campo. A meta deste Governo é alcançar aproximadamente mil agroindústrias no Estado”.

DSC_0008Canal da Cidadania

Durante o evento, foi apresentado o projeto de urbanização do canal que cruza a cidade de Cacaulândia. Com 688 metros de extensão, o projeto apresentado visa urbanizar o entorno do igarapé com a aplicação de paisagismo e infraestrutura de esporte e lazer, além de revitalização do córrego.

O projeto Canais da Cidadania, desenvolvido pelo Governo do Estado, já está sendo executado em quatro cidades do Estado, sendo elas: Ariquemes, Ji-Paraná, Buritis e Jaru. Em Cacaulândia, o projeto está sendo batizado de “Canal da Amizade”.

Cadastro Ambiental Rural

Envolvendo ações conjuntas entre Seagri, Emater, Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) e prefeitura do município, os trabalhos que consistem na realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR) são de competência da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), que atende as normas do novo Código Florestal, com data específica para a realização dos trabalhos. Em Rondônia já foram realizados 23 mil CAR, ação que segundo a secretária Mary Braganhol, que representou o Governo do Estado no evento, se deve à integração dos trabalhos, com imediatismo das ações desde a publicação do novo Código Florestal. “Caucaulândia também está sendo contemplada com esta ação do governo, e hoje para a região estão sendo liberados 120 cadastros”.

O prefeito de Cacaulânida, Edmar Amorim, agradeceu a parceria do Governo do Estado nas ações de desenvolvimento do município, no incentivo aos pequenos produtores, entres outras realizações que vem contribuindo para o desenvolvimento do município.

As comemorações de aniversário de Cacaulândia seguiram durante todo o dia e contou com a participação do senador Valdir Raupp, deputada Federal Marinha Raupp; dos deputados estaduais Adelino Follador e Saulo Moreira; do prefeito de Ariquemes, Lorival Amorim, entre outras lideranças políticas da região.

Texto: Daniele Basso - Assessoria Regional de Ariquemes
Fotos: Camilla Olisanto