Governo de Rondônia
28/03/2024

EXPOSIÇÃO

Agroindústria familiar ganha destaque na Expovale para divulgação e comercialização de produtos

07 de maio de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Transformar matéria-prima que vem do campo é um dos segredos da produção artesanal. E é assim que acontece na Exposição de Piscicultura da Região do Vale do Jamari (Expovale), pelo menos 50 agroindústrias ligadas à agricultura familiar  de vários municípios de Rondônia expões e comercializam seus produtos desde quinta-feira (4) até as 22h deste domingo (7), no canteiro da avenida Capitão Silvio, próximo à praça da Vitória, em Ariquemes.

Agroindústria de derivados de milho apresenta como novidade sucos e pamonha com linguíça

Agroindústria de derivados de milho apresenta como novidade sucos e pamonha com linguíça

Os visitantes podem degustar um pouco da obra feita pelas famílias empreendedoras e comprar produtos, como  melado de cana,  queijos, doces em compotas ou em pasta, pães, mel, pamonhas, embutidos,  conservas, queijos salgados, iogurtes e água de coco. Também são expostos temperos ou condimentos diversos.

Jessé Gomes da Silva, proprietário de uma agroindústria de derivados do milho, na 421 em Ariquemes, disse que é a primeira vez que participa, e aproveita o momento para apresentar os tradicionais bolos e pamonhas, novidades como suco de milho e a pamonha com linguiça. “Quem experimenta, leva, porque é bom demais”, assinalou.

Já o proprietário da agroindústria Cana Verde, José Martins, contou que as feiras são a melhor oportunidade para divulgar seus produtos. Ele lembrou que a propaganda é a alma do negócio, porém pode sair cara, mas que as feiras, além de divulgar gratuitamente, ainda possibilitam a comercialização. “Sempre que tem, participo”, disse.

Ele falou orgulhoso da agroindústria Cana Verde, explicando que  são produzidos por mês três mil quilos de melados, 15 mil quilos de rapaduras fracionadas, e 200 quilos de açúcar mascavo. Tudo é feito por quatro pessoas da família. “A agroindústria é uma oportunidade de empregos para os jovens da área rural”, comentou.

O mais novo empreendedor, Fabio Abrão, disse que ele e sua esposa  há 90 dias decidiram se associar ao tio, que já tinha uma agroindústria de aves. A partir de agora, estão presentes em todas as feiras, divulgando o produto “Eu era vendedor de carro, mas vi a oportunidade de um bom negócio em família”. Além do frango, a agroindústria Aviari também comercializa tambaqui e mandioca”, destacou.

 Leia Mais:

Governador destaca potencialidade da piscicultura em Rondônia na abertura da 1ª Expovale

Exposição de Piscicultura do Vale do Jamari mostra excelência do setor, amplia mercado e alerta contra parasitoses

Ex-ministro da Pesca fala sobre estratégia de valorização das espécies e incentiva aumento da produção na Amazônia


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Suelly David
Fotos: Suelly David
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Evento, Governo, Indústria, Piscicultura, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo