PRODUÇÃO

Agroindústria inaugurada em Buritis aumenta geração de empregos no campo

09 de novembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Vinte famílias de pequenos produtores rurais, da Linha 3, Setor Pé de Galinha, no antigo Projeto de Assentamento Buritis, região do Vale do Jamari, deverão vender dois mil litros de leite, por dia, direto à agroindústria de pasteurização inaugurada  sexta-feira (6) pelo governo de Rondônia.

O governador Confúcio Moura assinou, durante o processo de implantação da agroindústria,  o repasse de R$ 120 mil para aquisição de um pasteurizador completo de leite, equipado com duas máquinas de pasteurizar, duas de resfriamento e outra de congelamento com capacidade para pasteurizar 1,5 mil litros de leite por dia.

INAGURAÇÃO_COOPRAB_EM_BURITIS_06112015 (4)

Agroindústria foi inaugurada na sexta-feira

O primeiro passo para eliminar o atravessador e poder comercializar direto a produção de leite foi a criação da Cooperativa dos Produtores Rurais da Agricultura Familiar de Buritis (Cooprab) com o apoio da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), Emater e da prefeitura de Buritis.

O coordenador do Programa de Agroindústria Familiar da Seagri, Henrique Fernandes, explicou que já são mais de 500 em funcionamento na maioria dos municípios, e que a da Linha 3 do antigo PA Buritis era um antigo anseio dos produtores familiares da região.

A prefeitura doou a antiga escola da Linha 3 para os produtores, que reformaram o prédio dentro das normas sanitárias  para funcionamento  da sede da entidade.

O governador destacou a iniciativa do pequeno produtor, que está sempre buscando o governo para melhorar sua produção e gerar emprego para a própria família, ressaltando que hoje as mais de 500 agroindústrias de Rondônia vendem seus produtos ao próprio mercado consumidor estadual e outras já exportam para outras regiões. “Isso é motivo de muito orgulho para os rondonienses. O produto industrializado tem consumo certo e não tem crise”, disse.

O Programa de Agroindústria Familiar é fundamental, segundo o governador, para o desenvolvimento regional como aconteceu quando foi eleito prefeito de Ariquemes e teve a oportunidade de implantar 58 agroindústrias no município.

Atualmente, são mais de 500 agroindústrias familiares em funcionamento em todo o Estado, gerando emprego e renda. A maioria com registro no Serviço de Inspeção  Estadual (SIE) credenciadas  a abastecer o comércio local e fornecer os produtos  para o Programa de Aquisição da Merenda Escolar  (PAA).

O tesoureiro da Cooprab, Antônio Vilarins, explicou que os produtores já fornecem cerca de dois mil litros de leite por mês, mas a meta é ampliar a produção e diversificar a produção parra agregar mais lucro.

Vilarins lembrou da época em que não participava do PAA e tinha prejuízos com a perda da produção, pois não conseguia vender. Com o apoio do governo, estamos aproveitando tudo que produzimos na nossa terra, aproveitando, inclusive, para fornecer às escolas”, ressaltou.

O supervisor regional  da Emater-RO, Mateus Follador, admitiu que a Cooprab já apresenta potencial para conquistar o comércio estadual, vendendo direto ao consumido e para o PAA.

Participaram ainda do evento, o senador Valdir Raupp; o deputado estadual, Adelino Follador; o prefeito de Buritis, Oldeir Ferreira; o vereador Adair José (Sorriso); o presidente da Câmara de Vereadores, Adriano de Almeida Lima, além de dezenas de produtores e pequenos empresários da região.

Texto: Suelly David
Fotos: Maicon Lemes

Agricultura, Agropecuária, Assistência Social, Capacitação, Economia, Educação, Evento, Governo, Inclusão Social, Indústria, Rondônia, Serviço, Sociedade