Governo de Rondônia
28/03/2024

Agroindústria

Agroindústrias de Cacoal participam da Rondônia Rural Show para divulgar seus produtos

22 de maio de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

RobinhoO parque de exposições Hermínio Victoreli, em Ji-Paraná tem recebido expositores e visitantes de todas as localidades do Estado. Da cidade de Cacoal, 12 agroindústrias participam deste evento, que em apenas três anos, já se tornou uma das principais feiras voltadas ao agronegócio e tecnologia da região norte.

A maior parte das agroindústrias presentes à feira, aproveitam a Rondônia Rural Show para comercializar e, principalmente, para divulgar sua produção. É o caso das agroindústrias Iogurte Eliete e Biscoito IR Amazonas, de Cacoal.

O Iogurte Eliete, de propriedade do senhor Cristóvão Correia da Paz, está localizado na RO-383, em Cacoal. Cristóvão conta com o apoio da esposa e de três filhos para tocar a agroindústria, criada em 2011. “Eu trabalhava com leite e depois comecei com o iogurte de forma caseira. Fui me profissionalizando aos poucos, adquirindo maquinários e hoje estamos produzindo 550 litros de iogurte por dia”, comemorou Cristóvão.

De acordo com ele, são produzidos oito sabores diferentes de iogurte, entre eles morango, coco, ameixa e pêssego. O Iogurte Eliete é comercializado nas escolas estaduais e municipais de Cacoal, Ji-Paraná, Presidente Médici, Ministro Andreazza e Rolim de Moura. “Hoje se for somar todos os alunos do estado e dos municípios, são mais de 100 mil alunos consumindo o nosso iogurte. Por isso trabalhamos com responsabilidade e seguindo todas as normas exigidas. Nesse sentido, contamos muito com o apoio do governo para registrar a nossa agroindústria no SIE [Serviço de Inspeção Estadual] e é por isso que podemos comercializar o Iogurte Eliete em todo o estado”.

Cristovao

Sobre a Rondônia Rural Show, Cristóvão enfatizou que se trata de uma grande possibilidade de tornar seu produto ainda mais conhecido em Rondônia. “Estamos aqui para divulgar e também comercializar o nosso produto. Nas três edições da feira o Iogurte Eliete esteve presente. Aqui oferecemos degustação para que todos vejam que o nosso iogurte não fica atrás de nenhum iogurte famoso no país, de marca bastante conhecida”.

Seguindo o mesmo pensamento de Cristóvão, o senhor Robson Siedler fez questão de expor a sua produção na Rondônia Rural Show. A agroindústria Biscoito IR Amazonas tem um pouco mais de dois anos e tem conquistado cada vez mais mercado. “Eu comecei fazendo biscoito em casa, as vendas foram aumentando, comprei algumas máquinas para aumentar a produção, me adequei a vigilância sanitária e hoje estamos aí, com o nosso produto em dia”.

Assim como a agroindústria Eliete, o Biscoito IR Amazonas, localizado na linha 9 – área rural de Cacoal, contou com os projetos do Governo do Estado para se adequar as exigências. “Nós contamos muito com o apoio do governo, através do Prove [Programa de Verticalização da Pequena Produção Agropecuária do Estado de Rondônia], que permite  comercializar nosso produto em todo o estado, através da legalização da agroindústria”.

O Prove foi instituído pelo Governo de Rondônia em 2012 com o objetivo de incentivar pequenos proprietários rurais a produzir, industrializar e comercializar bens sem intermediação. Esta ação tem contribuído para que os agricultores familiares beneficiem sua produção, através da implantação de agroindústrias.

Sobre a participação do Biscoito IR Amazonas na feira, Robinho, como é popularmente conhecido, enfatizou. “O nosso objetivo aqui na Rondônia Rural Show é divulgar a nossa agroindústria e o nosso produto para que ele se torne conhecido e ganhe mais mercado. Estamos aqui para mostrar o nosso potencial”.

Com início às 7h30 da manhã e encerramento às 18 h, a 3 ª edição da Rondônia Rural Show segue até sábado (24), no parque de exposições Hermínio Victorelli, em Ji-Paraná. A entrada é franca.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Evento, Governo, Indústria, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo