Governo de Rondônia
29/03/2024

ENTREVISTA

Alemães, belgas, franceses, ingleses e norte-americanos acessam livros e-book de doutor em Filosofia da Unir apoiado pela Fapero

18 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Professor Leno Danner: “Rondônia é carente de doutores em Ciências Humanas”

Até a semana passada, os livros Modernidade e colonialismo e Literatura Indígena Brasileira Contemporânea haviam recebido 125 acessos na Alemanha, Bélgica, França, Inglaterra e Estados Unidos.

Para a satisfação do doutor em Filosofia Leno Francisco Danner, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), a Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) já o utiliza no programa de pós-graduação em letras.

“Já não querem mais saber o que o europeu pensa a respeito da América Latina, do Brasil e da África, mas exigem que seus pesquisadores revelem o papel exercido por lideranças negras, indígenas e minorias”, diz o gaúcho Leno Danner.

Graças ao apoio da Fundação de Amparo ao Desenvolvimento das Ações Científicas e Tecnológicas e à Pesquisa do Estado de Rondônia (Fapero), esse e outros livros editados em e-book (plataforma digital) resultaram em diversos downloads (cópias) pelo mundo.

A Unir tem apenas 12 pós-graduados nessa área e tem como meta triplicá-los até 2024. Para o Doutorado, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) exige nota quatro.  A entrevista do professor Leno Danner, à Secom:

Como está a sua produção?

– Cresceu 100% de 2017 até agora. Eu entrei no eixo da pesquisa brasileira como protagonista e não mais a reboque. Isso me anima a orientar nossos alunos para que assumam postos-chave no Estado. Em Humanas, por exemplo, não há doutores. De dez programas de pós-graduação no Estado há quatro doutorados, nenhum nosso, enquanto a PUC-RS possui 42, todos eles com Mestrado e Doutorado.

Que apoio o senhor recebeu?

– A Fapero me financiou R$ 35 mil, e com esse dinheiro conseguimos (ele e a equipe de pesquisadores) publicar 40 livros e artigos em e-book, com tradução em inglês. Financiar a ciência é promover pós-graduação e, ao correlacionar-se ciência e/como pós-graduação tem-se exatamente autonomia, oportunidade e formação para nossos jovens, os quais poderão maturar todos os seus talentos – e eles são muitos – que jazem em nossa Amazônia apenas esperando a oportunidade para ‘explodir’, para florescer.

O que representa para o senhor trabalhar com Humanas na Unir?

– A Unir é minha paixão. É imperioso desenvolver pós-graduação por aqui, porque a maioria dos profissionais vem de fora. Dos 900 professores desta instituição, 85% são procedentes de outros estados; em Humanas são 14.

E a Fapero?

– Estou convicto do crescimento da Fapero, porque não há como fazer pesquisa sem financiamento público. Veja a USP, lá tudo funciona assim, 98%. Aqui em Rondônia falta ao segmento econômico se dispor a investir, então, é imprescindível a Fapero contribuir para a formação das chamadas elites locais.

“Algumas pessoas têm papel fundamental nesse crescimento: o ex-governador e hoje senador Confúcio Moura, o atual governador, coronel Marcos Rocha, o ex-presidente da Fapero Francisco Elder de Oliveira, e o atual, professor Leandro Dill”, comenta Leno.

 

 Que elites são essas?

– Rondônia é carente de pós-graduação e tem perdido a oportunidade de formar seus quadros profissionais. Refiro-me às elites intelectuais, políticas, culturais e econômicas. Não haverá desenvolvimento e inclusão sem profissionais de ponta, sem doutores e doutoras que possam efetivamente realizar ciência, tecnologia e educação. O desenvolvimento e o crescimento de Rondônia dependem de pesquisadores e de pesquisadoras que se vinculem ao lugar e que o vejam como o fim de seu trabalho, como sua vocação pessoal.

Capas de três publicações apoiadas pela Fapero e editadas na plataforma digital

Qual a base da pós-graduação? 

– Pela falta de oportunidades amplas de pós-graduação, os jovens de Rondônia estão perdendo a chance de se profissionalizarem em termos de mestrados e doutorados, o que significa que seus talentos, na maior parte das vezes, são perdidos no meio do caminho, não são desenvolvidos o quanto poderiam, em todas as suas potencialidades, exatamente por falta dessa mesma pós-graduação. Esses estudantes ficam jogados, abandonados à beira do caminho, não tendo seus talentos e suas habilidades desenvolvidos e maturados e, com isso, deixam de auxiliar o crescimento social, cultural e econômico da região. A base da pós-graduação são os recursos públicos que viabilizem estrutura material, intercâmbios de pesquisa e possibilidade de produção e de veiculação dos conhecimentos produzidos.

Quais os riscos enfrentados por esses jovens, que prejuízos eles têm?

– Considero fundamental evitar a fuga de cérebros que, por falta de apoio institucional, estímulo intelectual e investimento público, acabam migrando para outros centros de pesquisa, para outras universidades, para outros estados, ou mesmo desanimando em seu trabalho.

Tudo o que um pesquisador quer é seu laboratório, seu escritório, seus livros e materiais de pesquisa, sua possibilidade de escrever, pesquisar e publicar, a criação de pós-graduação para maturar seu trabalho e formar os cientistas e os intelectuais do futuro.

Quando ele não encontra essas condições, sua pesquisa é prejudicada ou parada, sua motivação decresce e, na maior parte dos casos, ele procura outros centros universitários e de pesquisa para poder dar continuidade ao trabalho. Relativamente a isso, Rondônia pode e deve ser um celeiro produtor de intelectuais, de cientistas, e um contexto institucional, acadêmico e cultural motivador da vinda, da formação e da vinculação de intelectuais, de cientistas que queiram desenvolver-se a partir da inserção e do trabalho em nossa sociedade, no norte desse Brasil. A não existência de pós-graduação, que leva à falta de oportunidades e ao travamento da formação de nossos jovens, e a fuga de cérebros, que faz os bons pesquisadores abandonarem Rondônia em particular, o norte em geral, implicam anulação do desenvolvimento científico, tecnológico e cultural da região, condenada permanentemente ao subdesenvolvimento crônico.

Técnicos da Sedam visitam família em reserva extrativista: trabalho de humanas

Nesse aspecto, a pesquisa pode avançar…

– Agências públicas de fomento à pesquisa permitem a correlação de desenvolvimento científico e de consolidação de pós-graduações, a ciência sendo possibilitada pela abertura de programas de pós-graduação e esses programas sendo fortalecidos e maturados pela produção científica oriunda dos projetos de pesquisa.

A Fapero precisa consolidar-se em seu papel de fomento…

– Sim, é hora de darmos a Rondônia o que ela merece, a saber, ciência, tecnologia e educação de ponta, autonomia política, econômica, cultural e educacional. Rondônia já deu a todos nós muita qualidade de vida, que nunca teríamos sonhado em nossos estados de origem. Por isso, hoje, eu posso dizer que fui gaúcho e que sou e sempre serei rondoniense de coração, pois tudo o que eu sou me foi dado por esse Estado maravilhoso, situação que eu não encontrei no sul do Brasil. O que quero significar com isso? Que o poder público rondoniense precisa, como está fazendo, continuar e maturar o protagonismo da Fapero.

Apoiando a Universidade…

– A meta é exatamente esta: a abertura de mais e mais programas de pós-graduação, porque é isso que está em jogo quando falamos em financiamento público da pesquisa. É hora, portanto, de o Governo de Rondônia possibilitar a seus cidadãos e a suas cidadãs as oportunidades formativas que lhes viabilizarão ser artífices da nossa sociedade, as lideranças políticas, culturais, educacionais e econômicas que, por meio da ciência, da tecnologia e da formação humanística, promoverão desenvolvimento, inclusão e justiça.

Como vê a população indígena de Rondônia?

– Já não querem mais saber o que o europeu pensa a respeito da América Latina, do Brasil e da África, mas exigem que seus pesquisadores revelem o papel exercido por nossas minorias e lideranças indígenas, e o pensamento indígena é riquíssimo em termos culturais e de desenvolvimento social. Índios não têm abandono ou depressão, e crises que abalam a sociedade. Eu aprendo muito com grupos étnicos que se encontram tão bem, enquanto nós perdemos a batalha para a falta de sentido, a depressão e a desagregação.

Como é o Mestrado em Humanas?

– Vocação e disciplina são essenciais, é árdua a formação em Humanas, entretanto, com a pós-graduação se minimizam dificuldades de preparação. Os fortes e consistentes ficam até o final. A Unir tem apenas 12 pós-graduados nessa área e tem como meta triplicá-los até 2024. Na próxima avaliação da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) esperamos que todos cheguem ao Doutorado com nota quatro, que é a exigência.

 

“Nosso Mestrado tem como cerne a fundamentação de práticas de educação pública, implicando diretamente justiça social. Ele abrange políticas públicas em ecologia, desenvolvimento social, saúde, combate à corrupção e moralidade pública. É a fronteira entre a barbárie e a inclusão”.

 

 

Significa que a pesquisa em Humanas retrata a realidade nacional?

– Sim, local, regional e nacional. A pesquisa diz, por exemplo, que aumentou o trabalho e o emprego informal e que existem hoje 30 milhões de desempregados e subempregados no País. Temos colegas vinculados à educação, ao comércio, à Assembleia Legislativa, Governo Estadual, nas consultorias da própria Fapero, e nas Pastorais de Igrejas. Em pesquisa e graduação há muito a fazer.

Fale de seu livro Modernidade e colonialismo.

Esse livro saiu em 2017. Ele é uma tentativa de pensar a auto-compreensão da sociedade brasileira, seus projetos de desenvolvimento e inclusão, levando-os a assumir o mais crônico problema do brasileiro: o racismo e a desigualdade social, a cor e a posição social, as consequências da chaga da escravidão.

______________ 

QUEM É

O professor Leno Francisco Danner é doutor em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Rio Grande do Sul, da qual é bolsista pós-doutorado sob a supervisão do doutor Agemir Bavaresco. Especializou-se em Teoria Social com ênfase em Teoria Crítica, e em Filosofia Política (Marx, Rawls e Habermas). Leciona filosofia e sociologia na Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR). Foi contemplado na Chamada Pós-Doutorado FAPERO/CAPES nº 007/2016 e na Chamada FAPERO PAP/Universal nº003/2015, com os títulos: Fundamentação do Estado na Filosofia Política Contemporânea: Hayek, Rawls, Habermas e Crítica e reconstrução da teoria da modernidade de Jürgen Habermas.

Leia mais:
Parceria Ifro-Fapero populariza a matemática
Livro classificado em 1º lugar com apoio da Fapero resulta em investimentos na biblioteca da Vila Princesa
Cientista apoiado pela Fapero aposta em indústria local para desenvolver novos fármacos


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Reprodução de capas e Arquivo Secom
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo