Governo de Rondônia
18/04/2024

DESENVOLVIMENTO

Alfandegamento do aeroporto Jorge Teixeira em Porto Velho é pedido à Receita Federal

02 de setembro de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho

Aeroporto Jorge Teixeira, em Porto Velho

Por falta de alfandegamento no aeroporto Internacional Jorge Teixeira, em Porto Velho, uma tarefa-operação precisou ser montada, em julho deste ano, para atender o rei da Jordânia, Abdullah II, que fazia uma viagem pela Amazônia. A liberação do mecanismo que permitirá a via aeroportuária para o turismo e comércio com o exterior foi pedido formalmente nesta quarta-feira (2) à Delegacia da Receita Federal pelo governo de Rondônia e Infraero.

O pedido entregue ao delegado da Receita Federal Michel Lopes Teodoro tem por base o Regulamento Aduaneiro e vai fazer com que o aeroporto Jorge Teixeira funcione plenamente com abertura para voos internacionais, o que não é possível no momento. O alfandegamento é uma reivindicação do setor produtivo de Rondônia, que recebeu apoio irrestrito do governador Confúcio Moura.

O assessor Basílio Leandro acentuou que a abertura do aeroporto para voos internacionais foi defendido pela Federação do Comércio em audiência com o governador. “Imediatamente foi criada uma comissão para tratar do assunto e os avanços surgiram”, disse. Segundo o assessor, as providências tiveram apoio do Ministério Público Estadual, através do procurador-geral Airton Pedro Marin.

ANÁLISE

O delegado da Receita Federal, Michel Lopes Teodoro, deixou claro que o órgão terá uma atuação técnica no processo que vem a seguir. Inicialmente, há prazo de 15 dias para a análise dos documentos apresentados. Depois, virão outros 60 para a análise das instalações no aeroporto e outros 30 dias para a confecção do relatório.

PEDIDO_DE_ALFANDAGAMENTO_DO_AEROPORTO_PORTO_VELHO_02092015_FOTOS_MAICONLEMES-22

Solicitação foi feita nesta quarta-feira ao delegado da Receita Federal

Para Carlos Alberto Menezes, da Infraero, há uma importância histórica a liberação para a utilização do aeroporto para operações internacionais.

Rubens Nascimento, da Superintendência de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Suder), anunciou que o governo do Estado já providenciou as instalações e continuará dando suporte para que o alfandegamento seja consolidado.

Representantes do setor de aviação e do turismo também participaram do evento e destacaram que a abertura do aeroporto Jorge Teixeira para operações internacionais vai permitir, por exemplo, que passageiros embarquem em Porto Velho  com destino a outros países. Também foi revelado o interesse do setor aeroviário de transformar a região num centro de tecnologia da aviação e pelo menos duas empresas já manifestaram interesse utilizar a capital como rota.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Ésio Mendes e Maicon Lemes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Governo, Rondônia, Transporte, Turismo


Compartilhe


Pular para o conteúdo