ESPORTE

Alta Floresta, Ji-Paraná e Porto Velho vão disputar título da II Copa Rondônia de Futsal, nesta terça-feira

27 de dezembro de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Os jogos da fase metropolitana começaram em setembro e a fase no interior em outubro. Só em Porto Velho foram cerca de 30 times e em Ji-Paraná, onde será realizada a última competição da final, foram mais de 20 times, contando com os times das cidades que compõem a região. Nesta terça-feira (27), no Ginásio Adão Lamota, às 20h, jogo feminino e às 21h, o masculino. Esse será o segundo e último jogo da final da II Copa Rondônia de Futsal.

final-da-copa-rondonia-de-futsal-23_12_2016-edvaldo-botelho

Primeiro jogo da final – Solimões 5 x 0 Curitiba Calçados, em Porto Velho

Dal Molin, time feminino de Porto Velho, se consagrou campeão da fase metropolitana e vai competir com o Sisten de Alta Floresta, representante da fase do interior, assim como o Curitiba Calçados, time de Ji-Paraná, que levou a melhor no interior e vai enfrentar o Solimões, representante porto-velhense que se saiu melhor nas competições metropolitanas.

As finais da Copa foram divididas em duas fases, uma em Porto Velho e outra em Ji-Paraná. No primeiro jogo, que aconteceu em Porto Velho na última sexta-feira (23), no Ginásio Poliesportivo Eduardo Lima e Silva , mais conhecido com Dudu, o Solimões saiu na frente com a vitória de 5 gols a 0 contra o Curitiba Calçados. Para a primeira etapa da final não houve competição para a categoria dos times femininos, onde haverá somente um jogo, em Ji-Paraná.

De acordo com Wagner de Almeida técnico do time feminino de Porto Velho, essa será uma competição dura, pois ele nos fala que o time Dal Molin tem qualidade, assim como reconhece as adversárias. Para Osvaldo Castilho, técnico do Sistem, time de Alta Floresta, o esperado é um bom jogo e que suas atletas tem o objetivo de ganhar e essa será uma grande final.

Já Pablo Gonçalves do time masculino Curitiba Calçados, que vai enfrentar o Solimões pela segunda  vez, diz que o esperado agora é apenas ganhar. “Nosso foco é na vitória, não importa se for 1 à 0, queremos mostrar que podemos vencer e ter um resultado diferente do que tivemos no primeiro jogo em Porto Velho”, diz Pablo. “Estamos parados há muito tempo esse jogo é a volta do time para as grandes competições”, fala Josinaldo Lima, Diretor do time Solimões.

As competições foram realizadas pela Federação de Futsal de Rondônia, com apoio da Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel). Para o superintendente Rodnei Paes, essas competições dão valor para os atletas do futsal e mostra o quanto esses atletas estão empenhados e participativos.

TIMES

Curitiba Calçados foi fundado há mais de 10 anos e segue representando a cidade de Ji-Paraná. Até então, a intenção era competir em campeonatos amadores, atualmente essa é a segunda competição estadual que o time vai competir. Em 2015, na Primeira Copa Rondônia de Futsal o time passou apenas por jogos, e agora chega na final. O time possui mais 20 integrantes, em grandes competições regionais, busca parcerias com atletas de Cacoal, Espigão do Oeste e Porto Velho, só em 2016 a equipe já conquistou 2 campeonato de society, 2 campeonato de futebol e 2 campeonatos de futsal, todos regionais.

Dal Molin, time feminino de Porto Velho, possui cerca de 20 atletas,  e foi fundado há 17 anos. Em seu currículo há 4 títulos estaduais e 2 de vice colocado, além de outros títulos de campeonatos diversos que acontecem na capital. Suas atletas todas são residentes de Porto Velho.

Sisten, time de Alta Floresta, compete desde 2009 e conta com duas integrantes de Rolim de Moura. O time treina no Ginásio Municipal de Alta Floresta e tem 12 atletas. Sisten foi vice dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR), em 2014, campeão em 2015 e 2016.

Solimões, time masculino formado desde 2001, possui três títulos estaduais. Com 15 atletas, o time estava parado desde 2014, voltando para o primeiro grande campeonato da federação só agora em 2016.

Saiba mais:

Final feminina da Copa Rondônia de Futsal acontece nesta terça-feira, em Ji-Paraná

Texto: Maximus Vargas
Fotos: Arquivo da Sejucel