EDUCAÇÃO

Aluna da Escola Josino Brito é semifinalista do Concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa

21 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

A estudante Tainara Cristina Dias da Cruz e a professora Simone Hotts Costa da Silva, da Escola em Tempo Integral Josino Brito, localizada em Cacoal, foram classificadas para a semifinal do Concurso Olimpíadas de Língua Portuguesa, categoria Artigo de Opinião (Ensino Médio). Elas viajaram na última sexta-feira (15) para São Paulo, com o intuito de participarem desta penúltima etapa do concurso.

Alunos que foram classificados para fase semifinal da Olimpíada de Língua Portuguesa

A Olimpíada de Língua Portuguesa é um concurso de produção de textos para estudantes de escolas públicas de todo o país. É uma iniciativa do Ministério da Educação e do Itaú Social, com coordenação técnica do Cenpec, que integra as ações desenvolvidas pelo programa Escrevendo o Futuro. Neste ano, 143 mil escolas foram inscritas com a participação de aproximadamente 170 mil estudantes de todo o Brasil.

O concurso, este ano, homenageia a escritora mineira Conceição Evaristo, e tem como tema das produções “O lugar onde eu vivo”, que propicia aos estudantes estreitar vínculos com a comunidade e aprofundar o conhecimento sobre a realidade local, contribuindo para o desenvolvimento de sua cidadania. Entre os meses de fevereiro e agosto, os professores de Língua Portuguesa promoveram as oficinas de leitura e produção de textos aos estudantes e complementaram este trabalho com atividades de nivelamento, também de língua portuguesa que ampliaram as competências e habilidades de leitura e escrita dos estudantes. O resultado do trabalho foi bastante produtivo.

O texto da estudante Tainara passou pelas etapas escolar, estadual, regional até chegar a semifinal. O evento de premiação está foi realizado em São Paulo no último dia 19. “Consegui esse resultado e estou muito feliz, é fruto de muita dedicação aos estudos, mas também não desconsidero a importância de meus professores, especialmente à minha professora de língua portuguesa, Simone, que está sempre nos incentivando durante as aulas”, disse a estudante Tainara.

Segundo a professora, “a Tainara escreve muito bem, pois sabe aproveitar bem as oportunidades que a escola tem oferecido a ela. É uma estudante muito dedicada aos estudos e merece essa posição de semifinalista. Estamos bem orgulhosos por ela, o seu texto está entre os 173 finalistas, de um total de aproximadamente 170 mil participantes, destacou.”

O Coordenador Regional de Educação, Professor Severino Bertino Neto, em nome da gestora Márcia Holz parabeniza e agradece a equipe escolar pelo belíssimo trabalho, em especial a professora Simone pela dedicação e compromisso com a educação de qualidade e a estudante Tainara que valorizou a oportunidade, destacando a sua escola e o município de Cacoal, com competência e dedicação aos estudos, e que mais estudantes possam se inspirar no seu exemplo.

A EMTI Josino Brito é uma das 11 escolas em Tempo Integral do estado de Rondônia. O programa Escola do Novo Tempo  contempla uma maior carga horária nas aulas da Base Nacional Comum (BNC), bem como contempla disciplinas da parte diversificada como, por exemplo: Projeto de Vida, Eletiva, Estudo orientado, Práticas experimentais, Pós-Médio e Tutoria. Elisandro Félix de Lima

Texto: Elisandro Félix de Lima
Fotos: Divulgação/Keler Trevisani