Governo de Rondônia
26/04/2024

PRÊMIO

Aluna de Vilhena conta como reagiu ao saber que foi selecionada para intercâmbio nos Estados Unidos

07 de abril de 2014 | Governo do Estado de Rondônia

Amanda Silva Von Heimburg não é fã de redação, mas foi selecionada

Amanda Silva Von Heimburg não é fã de redação, mas foi selecionada

“Não sei como a polícia não veio bater na minha casa de tanto que eu gritei”, lembra, entre risadas, Amanda Silva Von Heimburg de como reagiu quando recebeu a notícia que tinha sido selecionada pelo Projeto Histórico Educacional Rondon-Roosevelt promovido pela Embaixada Americana e pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc). Com apenas um final de semana para pensar na redação, a estudante de 17 anos conta que assistiu um documentário sobre a expedição científica liderada pelo militar brasileiro e ex-presidente americano para ajudar na pesquisa sobre o assunto.

Amanda é aluna do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Álvares de Azevedo, em Vilhena, e diz que não conhecia muito a história de Mariano Cândido Rondon e Theodore Roosevelt na região amazônica. “Tivemos uma aula sobre a expedição, mas foi assistindo ao vídeo no fim de semana que eu me aprofundei no assunto. Achei interessante. Até descobri que o Rondon tinha uma casa aqui em Vilhena”, comenta.

Mesmo não estando entre as disciplinas preferidas da jovem – matemática, química e física –, Amanda se arriscou em elaborar a redação. “Achei que poderia ter chance, mas sem grandes expectativas”, diz.

Amanda e a equipe pedagógica da Escola Estadual Álvares de Azevedo

Amanda e a equipe pedagógica da Escola Estadual Álvares de Azevedo

As poucas esperanças fizeram com Amanda fosse pega de surpresa ao receber a notícia que ela tinha sido selecionada para participar do intercâmbio cultural para os Estados Unidos. “Eram umas 23h30 quando eu soube. Chorei, gritei muito. Acho que cheguei a acordar os vizinhos”, relata rindo.

Preparando-se para a viagem em maio, a estudante conta que aprendeu a língua inglesa na escola e com cinco meses de aulas particulares, e consegue ler, escrever e entender o idioma. “O problema é para falar. Ainda ‘travo’ muito”, lembra. Para Amanda, a viagem já valerá a pena só por estar em território americano. “Sempre achei linda a América do Norte pelos lugares, pontos turísticos e cultura. Então, as coisas que irão vir com o intercâmbio serão um lucro enorme para mim”, conta.

Expedição

O objetivo da Expedição Científica Rondon-Roosevelt era ‘descobrir’ a nascente e a foz do então Rio da Dúvida, batizado assim pelo coronel Mariano Cândido Rondon durante a implantação de uma linha telegráfica.

Rondon não sabia nada sobre o Rio da Dúvida e decidiu incluir esse rio no mapa. Para isso foi organizada a expedição científica e em 1914 foi encontrada a foz no rio Aripuanã, no Amazonas. Então o rio recebeu o nome de Roosevelt, em homenagem ao ex-presidente que acompanhou a descoberta.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Halex Frederic - Assessoria Seduc
Fotos: Escola Álvares de Azevedo
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo