Governo de Rondônia
24/04/2024

SOLIDARIEDADE

Aluno surpreende ao doar para amigo bicicleta que ganhou durante ação educativa do Detran em União Bandeirantes

18 de outubro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Pietro Luciano ganhou o prêmio e doou para seu amigo, Ítalo, que sonhava em ter uma bicicleta

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de Rondônia, por meio da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (Dtet), esteve no distrito União Bandeirante, em Porto Velho, na quinta-feira (18) realizando ações de Educação de Trânsito na Escola Municipal de Ensino Fundamental 3 de Dezembro. Durante a ação educativa, estudante surpreende a todos doando bicicleta que ganhou para o amigo que sonhava em ter uma bicicleta, mas a família não tinha condições de comprar.

Os técnicos do Detran realizaram palestra para os alunos da instituição de ensino, onde as crianças foram instruídas sobre legislação de trânsito com ênfase nos direitos e deveres do cidadão quanto pedestre e ciclista e, também, na condição de condutor de veículos automotor, a importância dos equipamentos de segurança para condutores de motocicletas e motorista e passageiros de veículos, como cinto de segurança e a importância de se respeitar a legislação de trânsito.

O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) estabelece que criança menor de 10 anos deve ser transportada no banco traseiro do veículo. O Artigo 244 do CTB também proíbe conduzir motocicleta transportando criança menor de sete (7) anos.

Durante o evento foram sorteados vários brindes para os alunos, inclusive uma bicicleta. O estudante Pietro Luciano do 4º ano foi o ganhador. O garoto surpreendeu a todos com um gesto muito nobre ao abrir mão da bicicleta para doar para o seu amigo Ítalo de Souza que, há muito tempo, sonhava em ter uma bicicleta. Pietro e Ítalo são amigos e estudam juntos desde o 1º ano.

A grandeza do gesto de Ítalo comoveu alunos e professores da escola e, inclusive, os profissionais do Detran, que viram no comportamento do aluno um desprendimento por questões materiais, levando em conta o sentimento pelo próximo, o que é de suma importância no trânsito entre as pessoas, para que tenhamos um trânsito humanizado e seguro para todos.

Leia mais:

Detran Rondônia promove festa e educação de trânsito no Dia das Crianças em comunidade carente de Porto Velho


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Detran
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Distritos, Educação, Empresas, Evento, Governo, Justiça, Legislação, Polícia, Rondônia, Saúde, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade, Trânsito, Transporte


Compartilhe


Pular para o conteúdo