Governo de Rondônia
29/03/2024

EDUCAÇÃO

Alunos aprendem a fazer tinta a partir de terra do quintal de casa

13 de novembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

As turmas dos 5º anos da Escola Estadual de Ensino Fundamental Custódio Gabriel Filho, localizada em Alto Paraíso, participaram na segunda-feira (11) do projeto intitulado “Tinta Sustentável com Solo”, com a finalidade a produção de tinta a partir de terra do quintal de casa.

O projeto gerou muita expectativa entre os alunos da Escola Custódio Gabriel Filho

O projeto contou com a participação e orientação dos acadêmicos do Curso de Agronomia da Faculdades de Educação e Meio Ambiente de Ariquemes (Faema) que fizeram uma explanação sobre o uso do solo de forma sustentável e depois fizeram os alunos  prepararem diversas tonalidades de tintas, sendo usadas em diversas peças.

A ideia da tinta sustentável como solo foi colocada em prática em Manaus (AM), pela primeira vez, no Instituto Federal do Amazonas e nas aulas de química, os professores e alunos desenvolveram a tinta ecológica, feita de terra e que é eficiente, prática e fácil de preparar.

Adotando o termo de “tecnologia social”, a tinta sustentável com solo pode ser uma opção para as pessoas carentes e que precisam de tintas para utilizar em suas residências, principalmente em pinturas de vasos, latas e outros objetos.

A coordenação Regional de Educação de Ariquemes, professora Nilta Moreira Braga Nunes, parabenizou os gestores, professores e alunos pela iniciativa e agradeceu aos acadêmicos que prestaram as orientações necessárias para o sucesso do projeto.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Eleunice Barros
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Rondônia, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo