Governo de Rondônia
25/04/2024

EXAME NACIONAL

Alunos aprendem ao mesmo tempo em que se divertem em aulões preparatórios para o Enem em Cacoal

08 de junho de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Aproximadamente 800 alunos participam dos dois dias de aulão organizados pela Coordenadoria Regional de Educação

Com as datas de aplicação das provas já marcadas para 5 e 12 de novembro, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já vem tirando o sono de muitos alunos. Contudo, cada vez mais as escolas têm se oferecido novas atividades que ajudam os alunos a se prepararem para o tão temido teste.

Nesta semana, a Coordenadoria Regional de Educação (CRE) de Cacoal, com o apoio da faculdade Unesc, oferece dois dias de aulões preparatórios no auditório da instituição de ensino superior. Além de cada escola já trabalhar conteúdos específicos voltados ao Enem, a CRE reuniu diversas escolas em uma única sala.

“O objetivo foi tirar os alunos da rotina das salas de aula, oferecendo um momento diferente, para que eles se animem e se motivem a estudar. Por isso, com a parceria da Unesc trouxemos eles para este aulão dentro de uma faculdade, para conhecerem o ambiente de uma universidade, além de focar em alguns pontos mais abordados no Exame, seja na área de ciências humanas ou exatas”, disse a coordenadora regional, Marlene Cecconi.

A iniciativa da CRE foi compreendida pelos alunos que se mostram bastante animados com a atividade. Carine dos Santos Oliveira, aluna da Escola Estadual Cora Coralina, está ansiosa para o Enem, mas destacou que atividades como os aulões ajudam a acalmar os ânimos. “Os aulões são muito bons, nos ajudam bastante a estudar e a pensar sobre a importância de focarmos nos estudos neste momento das nossas vidas. É uma forma de nos incentivar além do que os professores já fazem dentro da sala de aula, com foco na preparação para o Enem”.

Lanche e musica ao vivo fazem parte da programação dos aulões

Wilson da Silva Teodoro é um dos 20 professores selecionados para ministrar conteúdos durante os aulões. Professor de história, ele destacou o empenho dos alunos que estão se preparando para o exame.  “Os aulões são uma nova modalidade de ensino, é uma aula onde os professores precisam ser diferentes. Além de ter que trabalhar com um público maior, de 400 alunos, os professores se preparam, não para o ensino rotineiro da sala de aula, mas para um momento de passar ensinamentos, ao mesmo tempo em que  incentivam e animam os alunos a conquistarem sua vaga em uma universidade”, destacou o professor.

Cerca de 800 alunos da rede pública estadual, inscritos no Enem, participam dos dois dias de aulões nessa quarta (7) e nesta quinta-feira (8). Divididos em duas turmas, uma durante a manhã e outra no período noturno, ele puderam ter acesso aos conteúdos de ciências humanas, no primeiro dia; e ciências exatas, no segundo. Tudo mesclado ao entretenimento e motivação trabalhados pelos professores.

Leia Mais:

Alunos das redes estadual e particular lotam Palácio das Artes para o Aulão do Enem, em Porto VelhoO aulão aos vestibulandos revestiu-se de do caráter motivador e faz parte do calendário de ações direcion


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Serviço, Servidores, Sociedade


Compartilhe


Pular para o conteúdo