20/04/2024

Alunos conhecem a estrutura e a história do 4º Batalhão de Polícia Militar na véspera de seus 26 anos

08 de abril de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos da escola estadual Aurélio Buarque de Holanda e da escola municipal Maria do Socorro Vieira de Almeida passaram a manhã no 4º BPM

No dia 6 de abril, os policiais militares lotados em Cacoal, Pimenta Bueno, Ministro Andreazza, Espigão D’Oeste, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste comemoram os 26 anos do 4º Batalhão de Polícia Militar. O início da atuação militar em Cacoal, porém, começou em 1973, quando foi criado um destacamento policial. Com a criação do 1º Batalhão em Porto Velho, no final da década de 1970, o destacamento de Cacoal passou a denominar-se 4º Pelotão, da 2ª Companhia, do 1º Batalhão.

Transformada em Batalhão, nestes 26 anos, o 4º BPM de Cacoal evoluiu de forma vultuosa, transformando-se em uma referência, dentro de toda a estrutura da Polícia Militar do Estado de Rondônia. Em sua estrutura organizacional, o 4º BPM abrange atualmente uma área com os seis municípios, e ainda os distritos de Riozinho e Pacarana. É formado pela 1ª Companhia PM responsável pelo policiamento de Cacoal e Ministro Andreazza e pela 3ª Companhia PM sediada na cidade de Pimenta Bueno, responsável pelo policiamento também dos municípios de Espigão D’Oeste, Primavera de Rondônia e São Felipe D’Oeste.

Na manhã de sexta-feira (5), alunos da escola estadual Aurélio Buarque de Holanda e da escola municipal Maria do Socorro Vieira de Almeida passaram a manhã no 4º BPM, em Cacoal, conhecendo toda a estrutura organizacional do batalhão. Além disso, na oportunidade, os alunos puderam conhecer e interagir com os policiais militares. Os passeios nas viaturas e a apresentação feita pelos policiais e cães do Canil do 4º BPM fizeram a alegria dos alunos. Ao final das visitas, os alunos foram presenteados com uma foto tirada na mesa do comandante.

Para a aluna da escola Aurélio Buarque de Holanda, Jamile Vitória dos Santos Rodrigues, a experiência foi enriquecedora. “Eu achei a visita muito legal, ensina bastante a gente. Conheci melhor o trabalho da Polícia Militar e a agora me sinto ainda mais protegida, vendo tudo o que os policiais militares fazem aqui. Eles estão preparados pra tudo, tudo mesmo”, destacou a aluna.

Ao final da visita, os alunos foram presenteados com uma foto tirada na mesa do comandante

4º BPM

Atualmente, o 4º Batalhão de Polícia Militar em Cacoal conta com um canil pioneiro e uma referência em Rondônia, o qual presta relevante serviço à comunidade com animais treinados para busca de entorpecentes, localização de pessoas desaparecidas, policiamento em jogos e eventos, policiamento ostensivo, revista em prisões, shows de adestramentos, desfiles e exposições.

Além disso, há o Grupo de Operações Especiais, criado no ano de 2001. Sua criação foi embasada, sobretudo, na necessidade permanente de se colocar à disposição da sociedade rondoniense, em especial da população do interior do Estado, uma tropa especializada e preparada para fazer frente ao recrudescimento vertiginoso da criminalidade e a onda de assaltos a bancos que corriqueiramente vinham ocorrendo à época. O Grupo de Operações Especiais, após mudanças organizacionais em 2017 passou a ser denominado Patamo – Patrulhamento Tático Móvel.

O 4º Batalhão da Polícia Militar oferece também, ao município de Cacoal, um sistema inteligente de videomonitoramento com câmeras analíticas distribuídas nas áreas comerciais e pontos sensíveis da cidade, o qual vem trazendo resultados positivos, maximizando a sensação de segurança aos munícipes e facilitando sobremaneira na investigação e elucidação dos crimes ocorridos.

Também é desenvolvido pelos policiais militares do 4º BPM o Proerd – Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência, que consiste em um esforço cooperativo entre a Polícia Militar, escola e família para oferecer atividades educacionais em sala de aula. O objetivo é prevenir ou reduzir o uso de drogas entre as crianças e adolescentes, desenvolvendo um sistema de prevenção nas escolas dos municípios.

“Nestes 26 anos, o 4º Batalhão evoluiu muito, acompanhando a dinâmica social. Assim, hoje contamos com diversos serviços voltados para a repreensão e prevenção da criminalidade, bem como para o bem estar da população”, enfatiza o Major José Carlos França dos Santos, décimo comandante do 4º BPM desde a sua criação.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin e PM Marques

Educação, Evento, Governo, Polícia, Rondônia, Segurança, Serviço, Servidores, Sociedade