ECOLOGIA

Alunos da Escola Capitão Silvio, em Jaru, realizam 1º Simpósio do Meio Ambiente

03 de julho de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Alunos do ensino fundamental e médio da Escola Capitão Silvio Luiz apresentaram trabalhos ecológico durante o 1º Simpósio do Meio Ambiente

Alunos da Escola Capitão Silvio Luiz apresentaram trabalhos ecológico durante o 1º Simpósio do Meio Ambiente

A Escola Estadual Capitão Silvio de Farias, em Jaru, realizou o 1º Simpósio do Meio Ambiente. O evento envolveu alunos do ensino fundamental e contou com a participação do Secretário Municipal de Meio Ambiente (Semma), Francisco Hildemburg Costa Bezerra, da técnica da Coordenação Regional de Educação, Ilsa Felberg, representando a professora Núbia Morali; o engenheiro ambiental, Cleverson Barbosa; a bióloga, Andara Florentino, além da direção da escola, alunos e professores.

A vice-diretora da instituição, Helenice Lopes, enfatizou que as “estrelas” do evento eram os estudantes que haviam se envolvido no projeto, devido à responsabilidade da classe no desenvolvimento das atividades. Compartilhando do mesmo pensamento, Hildemburg disse que o momento era bastante oportuno para abordar sobre a questão ambiental e o tema reciclagem.

Durante a sua fala, o representante da Semma destacou a importância do princípio dos três R’s (reduzir, reciclar e reutilizar), que deve fazer parte da rotina de todos. O secretário apresentou números oficiais dos resíduos produzidos no município e o que deve ser feito para amenizar os danos causados ao meio ambiente através produção de resíduos, queimadas ou desmatamento.

A equipe escolar organizou um concurso de cartazes relacionados ao meio ambiente e premiou os três melhores de acordo com a avaliação feita por um grupo de profissionais. Estudantes pertencentes ao 7º e ao 8º ano do fundamental e do 1º ano do ensino médio apresentaram alguns trabalhos sobre o tema, contribuindo com a conscientização coletiva.

Segundo a diretora da escola, Ciderli Santana, o trabalho desenvolvido pelos alunos contou com o apoio irrestrito de professores da escola, que não mediram esforços para que as atividades fossem desenvolvidas conforme previsto.

Texto: Elias Gonçalves
Fotos: Elias Gonçalves