Governo de Rondônia
Domingo, 15 de setembro de 2019

EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Migrantes participam de simulado para Saeb 2019

13 de setembro de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Simulado para o Saeb foi promovido pela CRE/Ariquemes em parceria com a Escola Migrantes

Alunos do 9° ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Migrantes, localizada em Ariquemes, participaram neste quinta-feira (12) de um simulado de Matemática, visando melhores resultados no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Ideb) 2019.

 O simulado foi promovido pela Coordenação Regional de Educação de Ariquemes (CRE/Ariquemes) acatando as orientações da Secretaria de Estado da Educação de Rondônia (Seduc).

O Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) é o principal instrumento de avaliação da qualidade da Educação Infantil até o Ensino Médio. A combinação de notas do exame, em conjunto com os dados de fluxo (aprovação, reprovação, abandono), resultarão nos dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) desde os anos 1990, a edição de 2019 será a primeira realizada parcialmente alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Na edição deste ano, as aplicações acontecerão entre os dias 21 de outubro e 01 de novembro de 2019. Os resultados preliminares estarão disponíveis a partir de 31 de maio de 2020 para os gestores. A população-alvo do exame são as escolas públicas com 10 alunos ou mais matriculados nos 5º e 9º ano do Fundamental e no 3º ano do Médio. No entanto, em 2019 a avaliação também contemplará, em caráter amostral, algumas turmas de creche, pré-escola e 2º ano do Fundamental.

As principais novidades da prova:

– Nomenclatura: a Avaliação Nacional da Alfabetização (ANA) e a Avaliação Nacional do Rendimento Escolar (Anresc, também conhecida como Prova Brasil) deixaram de existir com esses nomes em 2018 e a partir de 2019 passam a ser identificadas apenas por Saeb;

– Etapas de cobertura: esta será a primeira vez que o Saeb avaliará a Educação Infantil. A avaliação será feita mediante questionários a serem respondidos pelos responsáveis pela instituição. Assim, a avaliação passa a contemplar todas as etapas da Educação Básica, da Educação Infantil ao Ensino Médio;

– Matriz alinhada à BNCC: as provas de Língua Portuguesa e Matemática para o 2º ano e as de Ciências da Natureza e Ciências Humanas para o 9º ano já usarão matrizes alinhadas às Base Nacional Comum Curricular (BNCC). A aplicação dessas provas, entretanto, não será para todas as escolas, apenas para as sorteadas para participar da aplicação amostral;

– Aplicação amostral e censitária: por serem novidades no Saeb, os questionários para a Educação Infantil e as avaliações do 2º ano do Fundamental e do 9º nas áreas de Ciências da Natureza e Humanas serão aplicadas em caráter amostral. Isso significa que apenas algumas escolas foram sorteadas para realizar essas avaliações. No entanto, todas as classes com 10 alunos ou mais matriculados no 5º e 9º ano do Fundamental e 3º ano do Médio deverão fazer as provas de Língua Portuguesa e Matemática – que são de aplicação censitária.

As escolas que participam da aplicação amostral do Saeb 2019 foram sorteadas e contactadas pelo Inep para confirmar sua participação. A partir de setembro de 2019, uma instituição contratada pelo Inep entrará em contato com as escolas participantes para realizar o agendamento da aplicação do Saeb 2019.


Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nilta Moreira Braga Nunes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Evento, Governo, Municípios, Rondônia, Sociedade


Compartilhe