Governo de Rondônia
Sexta, 22 de junho de 2018

CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

Alunos da Escola Murilo Braga distribuem mudas de plantas frutíferas para moradores de Porto Velho

09 de maio de 2016 | Governo do Estado de Rondônia

Distribuição de mutas ocorreu no final da semana passada, em frente à escola, na Avenida 7 de Setembro

Distribuição de mutas ocorreu no final da semana passada, em frente à escola, na Avenida 7 de Setembro

 

Adote uma árvore. Com esse mote, alunos do projeto Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida (Com Vida), da Escola Estadual Murilo Braga, distribuíram 78 mudas de árvores frutíferas na semana passada para moradores do centro e alguns bairros de Porto Velho.

Segundo a aluna Ingrid Brasil, a iniciativa visa sensibilizar as pessoas sobre a importância das árvores na absorção da radiação solar, gás carbônico e liberação do oxigênio e água.

“As árvores ajudam a reduzir em 10% o consumo de energia por meio do efeito de moderação climática local; reduzem a poluição sonora e os ventos; fornecem alimentos além de embelezar a cidade”, lembrou.

Os alunos distribuíram espécies frutíferas de açaí, acerola, biribá, caju, cacau, cupuaçu, goiaba, manga, maracujá, mamão, massa, pinha e pitanga; e não frutíferas, como boldo, boldo do chile, ipê e sementes de quiabo.

Durante o ato, conversaram na calçada do estabelecimento (na Avenida 7 de Setembro) com moradores dos bairros Aponiã, Areal, Caladinho, Cohab Floresta, Floresta, São Cristóvão, São Francisco e Tancredo Neves. Todos foram bem receptivos.

“Para nossa surpresa, algumas mudas foram levadas para Cacoal, Candeias do Jamari, Guajará-Mirim e Itapuã do Oeste”, informou a professora, Carmem Sílvia, coordenadora do projeto.

Distribuição alcançou moradores do Centro e da periferia

Distribuição alcançou moradores do Centro e da periferia

Ações voltadas para a conservação ambiental já são rotineiras na Escola Murilo Braga. No ano passado, um grupo de alunos teve trabalhos escolhidos para o calendário anual do Projeto Rios Voadores.

O Projeto Com Vida já foi premiado várias vezes fora de Rondônia.

Alunos participantes anotaram endereços das pessoas que adotaram as mudas e dessa maneira saberão em que parte da cidade elas serão plantadas. “Fizemos isso porque no próximo ano visitaremos os locais para verificar o desenvolvimento das plantas e para um mapeamento que estamos realizando”, comentou a aluna Jaira de Paula.

“Através desta ação, os alunos têm consciência de que o plantio de uma árvore significa também o plantio da esperança de um planeta melhor para deixar às futuras gerações”, opinou a professora Carmem Sílvia.

Saiba mais:
Alunos da Escola Murilo Braga reaproveitam água de ar-refrigerado para irrigar plantas


Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ingrid Brasil/Projeto Com Vida
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Agricultura, Agropecuária, Água, Brasil, Capacitação, Comunicação Interna, Cultura, Distritos, Ecologia, Educação, Governo, Inclusão Social, Informativo, Infraestrutura, Interno, Justiça, Lazer, Legislação, Lei da Informação, Meio Ambiente, Municípios, Rondônia, Serviço, Servidores, Sociedade, Solidariedade


Compartilhe


Twitter
Facebook
Youtube