Governo de Rondônia
Segunda, 24 de junho de 2019

EDUCAÇÃO

Alunos da Escola Padre Ezequiel Ramin participam da Olimpíada de Língua Portuguesa

22 de maio de 2019 | Governo do Estado de Rondônia

Os alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, localizada em Alta Floresta do Oeste, participaram nesta terça-feira (21) da abertura da Olimpíada de Língua Portuguesa. O evento foi direcionado para os alunos do ensino médio do estabelecimento de ensino.
A coordenadora Regional de Educação de Alta Floresta do Oeste, professora Nadir Fernandes Costa, afirmou que a Olimpíada de Língua Portuguesa “Escrevendo o Futuro” é voltada para estudantes de escolas públicas estaduais e municipais, do 5º ano do ensino fundamental ao 3º do ensino médio.

A Olimpíada da Língua Portuguesa teve abertura na Escola Padre Ezequiel Ramin

Com o tema “O lugar onde vivo” e tendo como homenageada a escritora Conceição Evaristo, a 6ª edição da Olimpíada contará com cinco gêneros literários a serem trabalhados com os participantes:
  • Poema: 5º ano
  • Memórias Literárias: 6º e 7º anos
  • Crônica: 8º e 9º anos
  • Documentário: 1º e 2º anos do ensino médio
  • Artigo de Opinião: 3º ano do ensino médio

Além dos textos dos estudantes, os professores também produzirão material para a competição: o Relato de Prática. O relato dos educadores terá que descrever as descobertas, aprendizado, dificuldades e desafios do treinamento dos participantes.

A partir da metodologia disponível no portal do projeto Escrevendo o Futuro, sob coordenação técnica do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), os professores farão oficinas de texto com os seus alunos, respeitando os gêneros de cada série escolar. Ao fim das oficinas, as escolas terão que enviar o material produzido para a Comissão Julgadora até 19 de agosto.

As etapas municipais e estaduais selecionarão 569 estudantes e 443 professores semifinalistas. Já a etapa regional contará com cinco encontros (um para cada categoria da competição), fase que selecionará 173 alunos e 135 educadores para a final.

A final da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa está prevista para dezembro, na qual serão anunciados os 32 estudantes vencedores. Os ganhadores da competição serão premiados com viagens culturais e acervo literário para as bibliotecas de suas escolas, enquanto os professores terão imersão pedagógica internacional como premiação.


Fonte
Texto: Antônio Queiroz
Fotos: Divulgação/Nadir Fernandes Costa
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Brasil, Educação, Governo, Municípios, Rondônia, Serviço, Sociedade


Compartilhe