Governo de Rondônia
18/04/2024

VOLUNTARIADO JOVEM

Alunos da Murilo Braga entregam cartinhas do bem com pedido de ração para cães e gatos abandonados em Porto Velho

26 de abril de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Alana Beatriz entrega cartinha à técnica de enfermagem Eliete dos Anjos, moradora do bairro Eldorado

Alana Beatriz entrega cartinha à técnica de enfermagem Eliete dos Anjos, moradora do bairro Eldorado

Ação voluntária dos alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Murilo Braga começou a arrecadar ração para cães e gatos de abrigos em Porto Velho.

Eles sensibilizaram as pessoas com sorrisos e palavras amáveis. Sob forte calor, nesta terça-feira (25) integrantes do Movimento Com Vida Solidário saíram às ruas para executar mais uma tarefa.

Em quatro grupos, alunos do 6º ao 9º ano foram aos sinaleiros da avenida Sete de Setembro com a rua Brasília, onde distribuíram cartinhas do bem, envelopadas em cartolinas coloridas com desenhos de gatos e cachorros.

“Até quando vocês recebem?  Qual o prazo para entrega?”, perguntou a técnica de enfermagem, Eliete dos Anjos, moradora do bairro Eldorado. “Quando a senhora quiser”, responderam.

As doações poderão ser feitas diariamente na própria escola, na avenida Sete de Setembro. Na sequência, o movimento irá distribuí-las a entidades carentes para os animais.

“Eles mesmos confeccionaram artesanalmente as cartinhas”, disse a coordenadora do movimento, professora Carmem Sílvia de Andrade Corrêa da Silva.

A mensagem pede a contribuição solidária das pessoas para suprir estoques de ração de entidades protetoras de animais. A professora Francidalva do Nascimento Silva, auxiliar do movimento, fotografou os alunos e as abordagens.

“Olha, esta é a quarta cartinha que estão pegando!”, gritou Alana Beatriz Oliveira Fonteles, 12 anos, da 7ª série A.

Ressabiados, outros com pouca gentileza, alguns motoristas não abriam os vidros. Mas as meninas vestidas com a camiseta do Com Vida não esmoreceram. Logo em seguida sorriram com o sonoro sim de Antonio Sobrera. O motorista se comprometeu em levar pacotes de ração à escola. Outras pessoas elogiavam a atitude dos alunos.

Cartinhado Bem-fotos de Ésio Mendes (12)

Antonio Sobrera recebe a cartinha e promete ração

O projeto Com Vida iniciou suas atividades em 2009. Depois das cartinhas, o movimento mobilizará alunos para ações com imigrantes haitianos e orfanatos na capital.

O professor de ciências e religião, Marcos Rodrigues, retornava do almoço e também foi abordado na rua Brasília.  Os alunos puxaram conversa com ele, explicando os propósitos da campanha.

A situação dos animais maltratados e abandonados mexeu com o coração dos alunos. Segundo a professora Carmem Sílvia, na semana passada uma das entidades postou em redes sociais um pedido de ração. “Essas e outras receberão brevemente a parte que lhes cabe”, disse a coordenadora.

“Vamos escrever mais cartas”, comprometeu-se Rithely Aquino, 15, do 9º ano B, quando terminou o primeiro momento da distribuição, que aconteceu entre 14h e 15h.

Ela está em Porto Velho há oito anos e se incorporou ao movimento com muita dedicação. Ela e os pais vieram de Açailândia (MA).

PRIORIDADE PARA O MEIO AMBIENTE

Cerca de 100 professores, coordenadores, supervisores, alunos e zeladores participam atualmente de diversas ações da Escola Murilo Braga.

Segundo explica a professora Carmen Sílvia, o movimento é o espaço de integração entre a escola, a comunidade e meio ambiente e já contribui para a melhoria da qualidade de vida na capital.

“Todos são protagonistas de ações voltadas à educação ambiental na escola e na comunidade, e assim se tornam agentes multiplicadores quanto a sensibilização de um ambiente mais saudável”, assinalou.

O Projeto Político Pedagógico próprio possibilitou romper com a antiga prática de somente tratar dessa temática em datas comemorativas específicas, a exemplo do dia da água, dia da árvore e semanas do meio ambiente.

“Queremos interação com a comunidade”, acrescentou Carmen.

Blog do Projeto Com Vida

Leia Mais
Alunos da Escola Murilo Braga doam cães e gatos, abandonados nas ruas de Porto Velho
Alunos da Escola Murilo Braga distribuem mudas de plantas frutíferas
Escola Murilo Braga vence prêmio com aproveitamento de água


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Montezuma Cruz
Fotos: Ésio Mendes
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo