Governo de Rondônia
29/03/2024

XADREZ ON-LINE

Alunos de escolas estaduais de Rondônia são classificados na 1ª edição da Copa Norte de Xadrez Escolar 2021

29 de março de 2021 | Governo do Estado de Rondônia

A 2ª edição da Copa Norte de Xadrez Escolar on-line, está marcada para o dia 16 de maio. As inscrições estão abertas

O Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) vem incentivando e fortalecendo a prática do Xadrez nas escolas estaduais. Com a pandemia do coronavírus, outras modalidades esportivas tiveram que interromper as atividades, mas o xadrez buscou uma maneira de manter-se vivo e atrair a atenção de crianças, jovens e adultos.

A 1ª edição da Copa Norte de Xadrez Escolar 2021, uma competição on-line esportiva de integração entre estudantes dos estados do Norte do Brasil, tem na programação mais três edições para este ano. No último domingo (21), a conferência técnica teve início pela manhã e seguiu durante todo o dia, envolvendo as categorias sub 8, sub 10, sub 12, sub 14, sub 17 e adultos cursando o ensino médio ou Estudo para Jovens e Adultos (EJA).

O professor da Seduc, Gualter Amélio, diretor de esportes da Federação Rondoniense de Xadrez Escolar (Frxe) e presidente da Federação Rondoniense de Xadrez Absoluto (categoria adulto), destaca que a 1ª edição do evento foi um sucesso, uma vez que para esta competição, atletas de todo o Brasil participaram.

“Diante desta crise sanitária que o mundo vem enfrentando, organizar e realizar o torneio virtual foi um meio que encontramos para mobilizar as escolas. Tivemos que iniciar um planejamento de como poderíamos continuar contribuindo para realizar as competições e movimentar a comunidade estudantil”, disse o professor.

Com as brancas nesta partida, Luís Antônio (Porto Velho) x Diogo (São Francisco) 

Em Rondônia, as formações em Xadrez Pedagógico iniciaram em 2007, pelo Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc, posteriormente foram ofertadas para os demais municípios do  Estado, por meio da Gerência de Ensino, de 2009 a 2012. A primeira instituição educacional a ter como disciplina a modalidade de Xadrez, foi a Escola Estadual Anísio Teixeira, em Porto Velho, de 2012 a 2016. Após a inclusão deste segmento como disciplina, as escolas passaram a ter resultados expressivos entre os alunos, garantindo até mesmo vagas em faculdades.

Nesta primeira etapa, participaram enxadristas de escolas estaduais, municipais, instituto federal, filantrópicos e particulares, além de residentes nos estados da região Norte do Brasil. O professor conta que devido à quantidade de atletas interessados em participar das competições, foi criada uma categoria exclusiva para atletas convidados, o que permitiu a participação de estudantes de diversos estados brasileiros, do Distrito Federal e de outros países, possibilitando uma maior interação entre os adeptos do Xadrez.

A 2ª edição da Copa Norte de Xadrez Escolar on-line, está marcada para o dia 16 de maio, já com inscrições abertas. A federação também lançou a data das próximas etapas, sendo prevista a 3ª edição no dia 22 de agosto e 4ª edição no dia 31 de outubro.

A final, denominada “Copa dos Campeões”, acontecerá no dia 21 de novembro, em que disputarão exclusivamente os vencedores em cada categoria da 1ª, 2ª, 3ª e 4ª edição. Garantindo os campeões da Copa Norte de Xadrez Escolar on-line 2021. A Federação Rondoniense de Xadrez Absoluto busca apoio para organizar a Copa Norte de Xadrez Absoluto que deverá reunir atletas de todo país.

Confira a classificação dos atletas da 1ª etapa da Copa Norte de Xadrez Escolar on-line 2021.


Leia Mais
Todas as Notícias

Fonte
Texto: Jesica Labajos
Fotos: Jesica Labajos e Daiane Mendonça
Secom - Governo de Rondônia

Categorias
Educação, Esporte, Governo, Rondônia


Compartilhe


Pular para o conteúdo