PROTAGONISMO

Alunos de grêmios encaram com responsabilidade a missão de representar a classe estudantil

24 de agosto de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

Representantes de 16 grêmios estudantis viram no encontro a oportunidade de debater suas responsabilidades junto aos alunos, às escola e à comunidade

Mais de 100 alunos, representantes dos Grêmios Estudantis de 16 escolas estaduais de Cacoal e Ministro Andreazza, debateram sobre a importância dos alunos e a representatividade que os grêmios tem não só para os alunos, mas para vida escolar.

Realizado nos dias 23 e 24, o Encontro Regional de Grêmios Estudantis levou aos alunos diversas palestras e oportunidades para que eles entendam ainda mais a contribuição que podem oferecer aos colegas e às escolas. O objetivo, desse o início, é contribuir para que os estudantes desenvolvam senso crítico e participativo, capacidade de liderança e engajamento nas atividades escolares e comunitárias.

Entre os representantes dos Grêmios Estudantis das escolas estaduais está a aluna Natani Gabriele Lima Souza, da escola Carlos Drummond Andrade, que tem levado a sério a responsabilidade que assumiu. “O Grêmio Estudantil é a representação do aluno perante à escola e a representação da escola para os alunos. Nós somos meio que uma intermediação entre eles. Nós cobramos da escola benefícios para a escola e mostramos aos alunos os esforços da escola e o que estão fazendo pela gente. Nós somos um canal de acesso, dentro da escola, por isso que temos que ser responsáveis e atuantes”.

Outro aluno que se mostrou animado com a ideia da Coordenadoria Regional de Educação de Cacoal é Arthur Menegueli, daescola Josino Brito. Para o estudante, ter a possibilidade de interagir com outros grêmios e conhecer mais sobre o poder de atuação dos estudantes tem sido bastante construtivo. “Representar os alunos é muito importante e estar aqui com alunos de outros grêmios, de outras escolas é uma oportunidade de aprender mais, interagir, buscar melhorias. O grêmio não é só cobrar, mas buscar soluções, debater. E não só isso, também trabalhamos por um lado social, organizando eventos, arrecadando cestas básicas que entregamos para entidades de Cacoal”.

“São através de palestras voltadas ao protagonismo dos grêmios estudantis e às responsabilidades dos alunos, tanto no ambiente escolar como na comunidade em que vivem, que queremos fortalecer as possibilidades de ação dos grêmios estudantis. Ou seja, estamos contribuindo para que os grêmios se tornem um importante espaço de aprendizagem, cidadania, convivência, responsabilidade e de luta pelos direitos”, destacou a coordenadora regional de Educação de Cacoal, Marlene Ceconi.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin