20/04/2024

Alunos do Campo participam de aula prática em laboratório de Ciências

19 de setembro de 2017 | Governo do Estado de Rondônia

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Padre Ezequiel Ramin, de Alta floresta do Oeste, atende a oito extensões do Ensino Médio do Campo e procura integrar todos os alunos em atividades que possibilitem melhor qualidade de ensino.

Os alunos da Escola Municipal Izidoro Stédile, localizada a 100 quilômetros da cidade, realizaram um dia de aula prática de Biologia, no laboratório da escola sede (Ramin), com o objetivo de conhecer o sistema circulatório e digestivo de um anelídeo oligoqueta, e visualizar, no microscópio, cada seguimento do animal, sob orientação do professor Maycon Ribeiro Galvão.

Para o desenvolvimento da aula, a escola dispôs todos os materiais necessários e previamente solicitados pelo professor e contou também com a colaboração do professor Expedito Marques, do supervisor José Francisco de Aguiar e da diretora da Escola Municipal “Izidoro Stédile”, professora Janete Leal da Costa.

O professor Maycon Ribeiro Galvão disse que o objetivo da aula foi atingido e que os alunos ficaram muito empolgados com esse tipo de atividade e já marcou outra visita ao laboratório para o próximo bimestre. Comentando sobre o trabalho, alguns alunos afirmaram que com aulas assim a aprendizagem acontece de forma agradável e atraente.
O secretário de Estado da Educação de Rondônia (Seduc), Waldo Alves, destaca que o governo do Estado, por intermédio da Seduc vem formalizando  parcerias entre os mais distintos segmentos, entidades, autarquias e prefeitura em prol da melhoria da qualidade do ensino em Rondônia.
Hoje, a Seduc e a Semed são parceiras em diversas atividades pedagógicas e a Coordenação Regional de Educação de Alta Floresta (CRE) desempenha um excelente trabalho com a Semed de Alta Floresta e os objetivos são alcançados em prol da educação no município.

Sabe-se que o Plano Nacional de Educação (PNE) contempla as escolas estaduais e municipais na questão do reordenamento, visto que os municípios se encarregam das creches e ensino fundamental até o 5º ano; enquanto o estado responde pelo ensino fundamental do 6º ao 9º ano e o ensino médio.

Texto: Antônio Queiroz

Educação, Governo, Rondônia