16/04/2024

NECESSIDADES ESPECIAIS

Piscina para atividades de hidroterapia é entregue ao Cenape em Pimenta Bueno

21 de agosto de 2015 | Governo do Estado de Rondônia

Uma piscina adaptada para pessoas com deficiência, construída em área coberta de 312 metros quadrados, com vestiários, banheiros e aquecimento solar foi inaugurada nesta sexta-feira (21) no Centro de Atendimento às Pessoas Especiais (Cenape – Apae) em Pimenta Bueno.

A obra, um investimento de R$ 287 mil do governo de Rondônia, foi entregue pelo governador Confúcio Moura. “Cabe ao estado ser parceiro destas instituições que se dedicam ao tratamento de pessoas com deficiência. Como médico sei a importância para estes alunos desta piscina.  O tratamento nas águas é fundamental. A hidroterapia vai melhorar os movimentos, fortalecer a musculatura”,  declarou.

Rosimeire Leite Grazilio e a filha Anna Vitória, aluna do Cenape desde os três meses de idade

Rosimeire Leite Grazilio e a filha Anna Vitória

O prefeito de Pimenta Bueno, Jean Mendonça, também fez questão de destacar a importância da piscina. “Pode parecer uma obra simples, mas para os nossos alunos do Cenape é algo grandioso, é de extrema importância para auxiliar na reabilitação”.

O Centro de Atendimento às Pessoas Especiais de Pimenta Bueno atende atualmente 131 alunos, de variadas idades. Em setembro,  a instituição completa 29 anos de funcionamento.

“Esta piscina é um sonho antigo e há cinco anos o Cenape vem correndo atrás e hoje nós estamos tornando o sonho realidade. Agradecemos ao governo de Rondônia , todos os parceiros, e enfatizamos que a compreensão do nosso trabalho vem do resultado que é obtido na vida da pessoa com deficiência, na inclusão social”, ressaltou a diretora da instituição Maria Fátima de Brito Ribeiro.

Para a funcionária pública Rosimeire Leite Grazilio, mãe da aluna Anna Vitória, de 10 anos, a piscina é uma grande conquista para os alunos do Cenape.

“Essa piscina vai auxiliar no tratamento da minha filha, tanto o lado físico, quanto motor. Só tem a beneficiar. Há tempos que esperávamos essa piscina e agora esse presente nos foi dado”. A filha de Rosimeire frequenta o Cenape desde os três meses de idade.

Durante o evento foram assinados termos de convênios para serviços de restauração, conservação e pavimentação asfáltica para o município de Pimenta Bueno.

Texto: Giliane Perin
Fotos: Giliane Perin

Assistência Social, Convênios, Evento, Governo, Inclusão Social, Obras, Rondônia, Saúde, Serviço, Sociedade